Prefeitura garante cuidados a animais acolhidos em abrigos de Belém

Equipes da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda) garantem serviços de saúde e também castração de cães e gatos em abrigos da capital
Dilma Rego considera relevante a ação da SEPDA. Ela é responsável pelo abrigo no bairro de Água Boa.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), inicia uma campanha especial voltada aos cães e gatos resgatados das ruas e acolhidos por abrigos. A ação inclui cadastramento dos animais, vacinação antirrábica, coleta de sangue e avaliação clínica dos animais. Os que estiverem aptos serão posteriormente encaminhados para a castração. Os que precisarem, vão receber tratamento com medicações necessárias para posterior operação.

Dilma Rego e equipe da Sepda que atendeu os animais sob proteção no Abrigo da Dilma

A ação da Sepda começou pelo distrito de Outeiro e contou com duas equipes formadas por médicas veterinárias e auxiliares, que atenderam oito abrigos e dez tutores. Os agentes municipais fizeram coleta de sangue para exames de castração em 21 cachorros e 16 gatos. Houve ainda, atendimentos veterinários diversos em 10 cachorros e 8 gatos.

Com a campanha, os atendimentos nos abrigos serão levados a diferentes bairros a cada semana. Os responsáveis pelos abrigos poderão solicitar o serviço à Sepda pelos canais de atendimento da secretaria.

Os atendimentos da Sepda priorizam animais de abrigos, mas tutores também podem contar com o atendimento

Conforme a titular da Sepda, Eliana Uchôa, muitos responsáveis por abrigos em Belém precisam de apoio para cuidar dos animais.

“Os abrigos ajudam e são parceiros da Sepda porque resgatam e cuidam desses animais. A partir de agora vamos levar este trabalho para bairros diferentes, inclusive levando o castramóvel que vai estacionar na frente dos abrigos para fazer a castração. Desse modo, nós ajudamos a população que cuida de animais”, enfatiza a secretária Eliana Uchôa.

“A castração dos bichinhos é muito importante. A gente vê os animais abandonados pelas ruas, alguns com filhotes, fica com pena e por isso abriga. Mas a dificuldade para cuidar é grande”, reconheceu Priscila Rosa, responsável pelo abrigo Boas Patas, no bairro Itaiteua.

Priscila Rosa, responsável pelo abrigo Boas Patas, no bairro Itaiteua, confirma que os custos e dificuldades existem para quem cuida de animais abandonados

Apoiar protetores que cuidam de grande quantidade de animais é o foco principal da campanha, mas tutores que tenham entre um e cinco animais também podem ser atendidos.

“A gente passa por muitos problemas para cuidar dos animais que abrigamos, disse Dilma Rego, responsável pelo abrigo no bairro de Água Boa, que comemorou a ação da Prefeitura de Belém.

Além de atendimentos em saúde, equipes da prefeitura orientam os protetoras sobre cuidados com os pets

Durante as visitas aos abrigos, a equipe municipal orienta protetores sobre a higiene dos espaços para evitar sujeira e parasitas e outros assuntos necessários para o bem-estar dos animais.

As equipes também abordam a importância das vacinas e cuidados com medicação. Além disso, em caso de urgência, é recomendável buscar ajuda no hospital ou clínicas para evitar o agravamento do estado do animal.

Como solicitar o serviço

Abrigos podem solicitar serviços da Sepda pelo Whatsapp da secretaria: (91) 98209-2918. O atendimento pelo número pode ser realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 14h, e sexta-feira, das 8h às 12h.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar