Prefeitura implanta Consultório Farmacêutico na Unidade de Saúde da Tavares Bastos

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belém ganha um Consultório Farmacêutico. Dessa vez, é a UBS da Tavares Bastos, que passa a contar com o serviço, por meio do qual o farmacêutico se utiliza para estreitar a sua relação com o paciente, ligando-o ao tratamento de sua patologia, seja por medicamentos ou por práticas não medicamentosas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente.

A implantação do Consultório Farmacêutico dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) tem contribuído para a qualidade de vida dos pacientes, que utilizam os serviços das Unidades Básicas de Saúde em todo o País.

O objetivo é que o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico, no âmbito do cuidado farmacêutico, seja implantado, desenpenhando e consolidado junto aos pacientes em tratamento para doenças crônicas assistidas pelo componente básico da assistência farmacêutica.

Previsão de expandir o serviço

Em Belém, além da Tavares Bastos, a UBS do Jurunas também conta com o serviço. A meta até o final deste ano é implantar um Consultório Farmacêutico em cada distrito de Belém. Flávia Moraes, farmacêutica da referência técnica de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), explica sobre a importância de implantação do serviço.

“Neste espaço vamos oferecer aos usuários atendimento farmacêutico para evitar interações medicamentosas, melhorar a indicação de medicamentos para os pacientes, aplicar práticas integrativas como a orientação para uso de fitoterápicos, utilização de auriculoterapia, aromaterapia, trazendo uma possibilidade maior de atendimento à população”, destaca Flávia.

Para a farmacêutica Patrícia Alvarez, responsável pelo consultório, o espaço favorece o acolhimento do paciente, o que também contribui para o seu tratamento.

“Eles vão ter mais tempo para conversar, tirar as suas dúvidas a respeito do medicamento, do tratamento e da doença. Nosso foco é desenvolver um trabalho de acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes diabéticos, hipertensos e da saúde mental”, ressalta.

Patrícia ressalta, que o uso de medicamentos, sejam prescritos ou isentos de prescrição, necessitam de orientação e ninguém melhor que o farmacêutico para proporcionar o uso racional e efetivo desses produtos.

“Com o acompanhamento do profissional farmacêutico, evita-se o uso inadequado e, obviamente, efeitos adversos dos medicamentos, além de prover ao usuário a segurança de um tratamento correto e eficaz. Consequentemente, haverá melhorias na qualidade de vida do paciente”, conclui.

* Com informações de Edielson Shinohara

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar