Prefeitura inaugura o primeiro cursinho pré-vestibular gratuito do município

A disputa por uma vaga na universidade exige, cada vez mais, o esforço, a dedicação e um bom preparo dos candidatos. Por isso, frequentar um cursinho pré-vestibular com corpo docente qualificado e respeitado no mercado de trabalho faz a diferença para quem deseja alcançar sucesso nessa empreitada.

Pensando nisso e visando garantir oportunidades, principalmente para alunos de escolas públicas, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), inaugura, na próxima quinta-feira, 30, o Cursinho Pré-Vestibular do Município. Ao todo, o preparatório vai oferecer 600 vagas para estudantes nos três turnos – manhã (200), tarde (200) e noite (200).

Para o coordenador do cursinho e professor com muitos anos de experiência no mercado, Henderson Ramos, o projeto é um presente para a capital. “A ideia é preparar o aluno do ensino público para disputar uma vaga com toda segurança e todo o material necessário para o estudo”, explica Henderson, mais conhecido como professor Branco. “A nossa equipe é composta por muitos dos professores que também atuam na rede privada. Este fato é inédito no Estado”, completa.

O prédio onde vai funcionar o cursinho está localizado no centro da capital: na avenida Generalíssimo Deodoro, nº 952 (entre João Balbi e Governador José Malcher). A unidade oferecerá toda a infraestrutura necessária para a qualificação dos estudantes, tal como salas confortáveis (com capacidade para comportar de 45 a 50 pessoas), refrigeradas e com recursos multimídia, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete, banheiros adaptados, rampa e acomodação para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

Os interessados devem se cadastrar no site
www.belem.pa.gov.br/prevestibular
. É indispensável que o candidato tenha feito, no ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a seleção se dará em cima da nota na prova, por ordem decrescente.

Vale lembrar que as vagas estarão disponíveis apenas para aqueles que cursaram o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral. A partir do momento que todas as vagas forem preenchidas, será gerado um sistema de cadastro reserva. As aulas devem ter início em maio.

“Nossa ideia é criar sete polos de ensino pré-vestibular em Belém. Este é o primeiro polo, e, queremos colocar mais quatro na cidade, além de um em Mosqueiro, um em Outeiro e um em Icoaraci, o que totaliza as sete unidades”, ressalta o professor Branco.

Empolgado e feliz com o projeto, o professor de química, Álvaro Almeida, parabeniza a gestão municipal pela criação do programa e fala sobre a importância de levar para o aluno que não pode pagar um cursinho particular o mesmo conteúdo programático e o conforto de uma sala de aula privada.

“Aqui, os alunos terão a mesma estrutura e equipe de escola particular que prepara para o vestibular. O aluno daqui também poderá, facilmente, ser um futuro primeiro lugar em um dos vestibulares do Estado”, acredita Álvaro. “Estamos todos bem empolgados e satisfeitos com o resultado de como ficou a estrutura do prédio, do que será oferecido aos 600 alunos e da dinâmica que deve ser desenvolvida”, pontua.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar