Como parte das políticas de atenção básica à saúde e de garantia dos direitos da população negra no município, a Prefeitura de Belém criou, em 19 de novembro de 2021, por meio da portaria 1449/GAB/SESMA/PMB, o Grupo de Trabalho Intersetorial Saúde da População Negra. O GT é encabeçado pela Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e iniciou suas atividade neste ano de 2022.
“O GT tem por um de seus objetivos a construção e implementação da política municipal de saúde integral da população negra, em convergência com a Política Nacional, já existente desde 2009, a partir de ações e serviços que visem à equidade da saúde e que levem em consideração a realidade da população negra de Belém”, explica a psicóloga e assessora da Coant, Flávia Câmara, sobre o trabalho do grupo.
Representatividade
De maneira mais detalhada, o Grupo de Trabalho atuará com participação estendida a todos aqueles que tenham interesse e implicação com a temática. Mas, inicialmente, de acordo com a portaria 1449, o GT será composto por dois representantes da Sesma, um representante da Coant, e dois representantes dos movimentos negros (Centro de Defesa dos Negros do Pará – Cedenpa e do Movimento Afrodescendente do Pará – Mocambo).
Além de um representante dos trabalhadores da saúde, um representante dos povos tradicionais de matriz africana e de um representante de grupos de pesquisa de saúde da população negra de instituições de ensino superior.
Nesse primeiro momento, o GT ainda está em fase de instalação.Posteriormente, o grupo elaborarará diagnósticos e mapeamento das ações e serviços já existentes na rede municipal de saúde para a população negra, como explica a assessora da Coant, Flávia Câmara.
“Propomos, sobretudo, a pensar as ferramentas e tecnologias em saúde e atuar pedagogicamente junto à RAS (Redes de Atenção à Saúde), qualificando os servidores e aprimorando os serviços para que atuem para eliminação do racismo no sistema de saúde”, informa Flávia.
Evento de divulgação
Abrindo as atividades do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra, ocorre nesta terça-feira, 1o, às 16h, de maneira virtual na plataforma Google Meet, o evento “Conhecendo o SUS e sua importância para a população negra".
A atividade é proposta pela Coant e visa a mobilização e visibilidade para o GT, além de debater ações eficazes para a garantia do acesso à saúde pública de qualidade pela comunidade negra de Belém.
Participam da transmissão representantes da Coant, Sesma e convidados dos segmentos da saúde pública e ativismo racial, como é o caso de Heitor Moraes, enfermeiro e assessor técnico da Divisão de Atenção Básica da Sesma; e Nazaré Lima, enfermeira e coordenadora do Projetos Estudos e Ações de Saúde Para Negros e Negras da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Faen/UFPA.
Para participar
O evento é gratuito para toda população negra de Belém e para os trabalhadores da saúde. Para participar solicite o link da transmissão via e-mail no endereço: coant.belem@gmail.com.
Texto: Fabricio Fabricio
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								