A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), iniciou nesta terça-feira, 1º, uma série de visitas técnicas aos portos e entrepostos de Belém e ilhas. Ao todo 13 logradouros de transporte de passageiros e de mercadorias serão vistoriados pelo órgão, a fim de buscar futuras melhorias para esses espaços.

Nesta terça-feira, três portos foram visitados pelo secretário André Cunha e pela equipe do departamento de feiras, mercados e portos (DFMP). Dois deles, de transporte de passageiros, estão localizados na área do complexo do Ver-o-Peso, próximo à Praça do Pescador.
Lilian Pereira, mora em Soure, na ilha do Marajó, considera os barcos e as lanchas como os principais meios de locomoção da família. Ela, que está em Belém a passeio, também utilizou o terminal do Ver-o-Peso para se deslocar ao município de Barcarena, onde pretende aproveitar as férias da filha, Letícia Pereira, de 11 anos. “Acho importante a Prefeitura de Belém fiscalizar e cuidar dos portos, isso traz mais segurança para a população que utiliza os rios como meio de transporte”, enfatizou Lilian.

O outro porto visitado pela prefeitura foi a Marina Iate Clube, situada na Av. Bernardo Sayão. O espaço tem como finalidade principal abrigar embarcações como lanchas e motoaquáticas de particulares. O espaço, que já foi administrado pela Sedcon, é gerenciado atualmente por uma associação.

“Estamos justamente visitando cada logradouro desse, com o intuito de elaborar um relatório ao prefeito Igor Normando, para analisar o que a Prefeitura de Belém pode fazer de fato para melhorar esses espaços. Nosso foco é valorizar o desenvolvimento econômico das atividades comerciais e turísticas dos portos da nossa capital”, destacou o Secretário da Sedcon, André Cunha.

Cronograma de visitação
Segundo o diretor de feiras, mercados e portos, Neivo Cravo, além dos três logrouros visitados nesta terça-feira,, o cronograma de vistorias da Sedcon ainda percorrerá, durante todo esse mês de julho, os seguintes portos:
Porto do Açaí do Ver-o-Peso, Porto do Açaí do Jurunas, Porto da Palha, Porto do Sal e Porto da praça Princesa Isabel.
A Sedcon também percorrerá os portos localizados nos distritos e ilhas de Belém, como o Porto da Praça Matriz, Porto do Pelé e Porto do Cajuiero, na ilha de Mosqueiro; Trapiche de Icoaraci e Porto de Cotijuba.