Prefeitura lança megaoperação para revitalizar e reorganizar a Feira do Açaí

Na tarde desta sexta-feira, 5, uma megaoperação será lançada pela Prefeitura de Belém na Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. Ela faz parte do projeto de reorganização deste Complexo que sofre grande processo de deterioração, com prédios históricos abandonados, a presença de pessoas em situação de rua e desorganização da atividade comercial na área.

A ação é integrada e envolve diretamente sete órgãos da gestão municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), o objetivo da iniciativa é revitalizar e reorganizar o espaço, para que todos os moradores de Belém e também quem trabalha pela área possam frequentá-lo com segurança. Além de melhorar a comercialização e o fluxo de pessoas que transitam no local.

Para isso, nesta sexta às 14h, já começa uma limpeza do lugar e haverá atrações musicais. A partir da ação, um Grupo de Trabalho já constituído vai tratar do restauro e ordenamento para que a Feira do Açaí possa atrair inclusive investimentos privados, porque há empreendedores interessados em montar restaurantes no entorno.

Além da Segep, que idealizou e organizou a iniciativa, outro órgão envolvido é a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que prevê para a área obras de recuperação do calçamento da ladeira, que liga a Feira do Açaí à Praça Frei Caetano Brandão.

Outra prática que já começou pela Seurb é a manutenção da iluminação pública. O trabalho inclui a troca de lâmpadas, queimadas ou danificadas por atos de depredação e vandalismo, substituição de luminárias antigas por mais modernas. Além da reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores.

Ordenamento dos permissionários

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) estará na Feira do Açaí com ações de ordenamento dos permissionários, que atuam na venda do açaí e nos demais setores da feira como hortigranjeiro, alimentação, mercadoria, farinha e lanche.

Ainda como parte do projeto de revitalização da Feira do Açaí do Complexo do Ver-o-Peso, a Secon vai realizar o recadastramento dos permissionários que atuam nos boxes e no setor de hortifrúti, além de ações de conscientizações sobre a poluição sonora, o adequado armazenamento do lixo e a conservação do ordenamento nos boxes e nas áreas de comercialização do açaí e hortifrutigranjeiro.

Consultório de Rua

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também faz parte da ação, por meio do Consultório de Rua, programa desenvolvido pela Sesma que leva atendimento da Atenção Primária de Saúde às pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social em Belém.

As equipes do programa atendem cerca de 1.500 pessoas na capital e distritos de Belém. Além do atendimento na Atenção Primária, as equipes atuam conhecendo as pessoas, criando vínculos e construindo projetos terapêuticos de acordo com a história de vida de cada um.

O programa conta com três equipes que atendem nas ruas de Icoaraci, no Ver-o-Peso e São Brás, além do atendimento aos refugiados, em especial aos indígenas venezuelanos da etnia Warao.

Ronda Preventiva no Centro Histórico

A Guarda Municipal de Belém (GMB) é outro órgão que participa da ação integrada de revitalização da Feira do Açaí. A GMB atuará realizando a segurança do espaço e já a partir desta sexta-feira, um patrulhamento diferenciado será adotado pela corporação com o lançamento da Ronda Preventiva no Centro Histórico.

A Ronda Preventiva no Centro Histórico vai atender 21 pontos como praças, complexos, palácios, igrejas entre outros. A ação ocorrerá diariamente, em horários considerados estratégicos e será realizada com a utilização de viaturas e motocicletas.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) também fazem parte da iniciativa.

Texto: Cleide Magalhães

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar