Na manhã ensolarada deste sábado, 28 de junho, o Conjunto Habitacional Viver Outeiro, localizado no ramal do Itaitetua, na ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, foi tomado por um clima de solidariedade, cuidado e esperança, com a realização da ação social Belém Pra Todos. Promovido pela prefeitura de Belém, em parceria com o governo do Estado, o evento contou com a presença de mais de 3 mil pessoas, atendidas em serviços essenciais nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, capacitação profissional e bem-estar.
Das 8h ao meio-dia, uma verdadeira força-tarefa de secretarias e instituições públicas se uniu para facilitar o acesso da população local a políticas públicas. Entre atendimentos médicos, oficinas, cadastros e orientações jurídicas, o sentimento comum era o de gratidão e oportunidade.
Vacinas e cuidados com a saúde
Crédito: Jader Paes

Para Emelly Oliveira, de 25 anos, mãe da pequena Kevelyn, de 10 anos, a ação foi a chance de cuidar da saúde da filha sem sair de perto de casa. “Eu fiquei sabendo que a prefeitura vinha fazer essa ação aqui e, graças a Deus, tive a oportunidade de vir e trazer a minha filha, pois, como estou operada, não pude sair para levar ela. Aí aproveitei, que é próximo de casa, para fazer a vacinação delas”, contou.
Crédito: Jader Paes

Crédito: Jader Paes

Já Marcilene Pinheiro, 33 anos, mãe do Yuri, de 10 anos, e do pequeno Levy, de 5 anos, destacou a importância da vacinação nesse período de mudanças climáticas. “Essa ação da prefeitura é muito boa! Porque a gente está protegendo as nossas crianças, ainda mais agora com a mudança de clima. Já viu que a virose vai vir com tudo. Eu sou moradora daqui, e na, correria do dia a dia, não consegui levar eles lá no posto de saúde. Então, é uma grande oportunidade”, destacou.
Sonhos de um futuro melhor
Crédito: Jader Paes

Além da saúde, o evento também foi palco para sonhos. Daniele Ribeiro, de 33 anos, aproveitou para se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal, em busca do seu primeiro emprego. Com brilho nos olhos e esperança na fala, ela comentou: “Já consegui fazer meu cadastro com muita facilidade aqui. Eu vim em busca de uma oportunidade de emprego que possa suprir minhas necessidades. Tenho dificuldade de me locomover de onde eu moro para o trabalho. E agora eu espero que daqui venha uma oportunidade.”
Belém Animal

Crédito: Jader Paes

Nem mesmo os pets foram esquecidos. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) esteve presente oferecendo vacinação antirrábica e outros cuidados. Socorro Gurjão, de 60 anos, levou o pequeno Bleck, seu cãozinho de um ano, para receber a tão necessária vacina. “Que bom que a prefeitura faz essas ações grátis pra nós, porque tem muita gente que tem e não tem condições de comprar vacinas para seus animais de estimação. Eu ainda não tinha vacinado o meu, ele tá com um aninho, ainda não tive condições de comprar porque é muito caro a vacina, então agradeço muito”, contou.
Outros serviços
Além dos atendimentos diretos, a ação contou com a entrega de 300 mudas de árvores nativas, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promovendo a conscientização ambiental e o incentivo ao reflorestamento urbano.
Na área de estética e bem-estar, foram oferecidos cortes de cabelo, massagens, limpezas de pele e atendimentos fisioterapêuticos, resgatando autoestima e promovendo cuidados com o corpo e mente.
A ação contou ainda com emissão de documentos, oficinas de capacitação, atendimentos jurídicos e programas de inclusão, como o cadastro para a Tarifa Social de energia elétrica e negociação de débitos com as concessionárias de energia elétrica e de água.
Primeira entrega habitacional deste ano
O residencial Viver Outeiro foi entregue à população com uma grande festa, em fevereiro deste ano. O empreendimento, oriundo do programa Minha Casa, Minha Vida beneficiou mais de mil famílias, por meio de parceria entre a prefeitura e o governo federal.