“Gosto de me cuidar, de olhar a minha saúde. Acho que isso é um ato também de amor aos outros que convivemos comigo”. Assim o eletricista Alessandro Napoleão, de 45 anos, definiu a participação dele na Feira da Saúde do SUS, que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove como parte da VI Feira da Reforma Agrária Popular “Mamede Gomes de Oliveira”, organizada pela Regional Cabana do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), no Mercado de São Brás.
De quinta-feira, 21, a sábado, 23, no horário de 8h ao meio-dia, a Sesma leva ações de saúde ao evento. São consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial e de glicemia, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos e atendimentos em auriculoterapia e acupuntura. A ação da Sesma também inclui programação cultural, com roda de carimbó e contação de histórias.
Autocuidado – “Fiquei sabendo dessa ação pelo Movimento de Homens Pretos, do qual participo. Não quis perder a oportunidade, até porque esses serviços nem sempre estão acessíveis assim, especialmente para quem trabalha e não consegue ir a uma unidade de saúde, como eu”, disse Alessandro. “Faço exames periodicamente, pois sei da importância da prevenção para a manutenção da minha saúde”, continuou.
O coordenador da Referência Técnica em Doenças Crônicas e Não Transmissíveis da Sesma, Feliciano Marques, explicou que a Feira do SUS tem exatamente esse objetivo: ir aonde o povo está. “Queremos estar nas ruas e extramuros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sobretudo nas feiras populares da cidade, levando serviços de saúde diversos, desde consultas médicas e atendimentos fitoterápicos, da oferta de exames a momentos de cultura e educação em saúde”, salientou.
Valorização – Segundo o coordenador, a participação na Feira do MST também objetiva oferecer atendimento aos trabalhadores acampados na cidade. “Temos assistência em saúde aos cerca de cem camponeses que estão por aqui neste fim de semana, mas a Feira do SUS é para todos. Achamos importante participar de eventos como esse, porque valorizam a produção e a cultura locais”, afiançou.
A VI Feira da Reforma Agrária Popular “Mamede Gomes de Oliveira” é organizada pela Regional Cabana do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e conta com o apoio da Prefeitura de Belém. O projeto itinerante Feira da Saúde do SUS tem como meta promover a saúde com ações educativas, culturais e assistenciais nas ruas, extramuros das unidades básicas de saúde, centros de atendimento psicossociais e feiras populares de Belém, levando serviços e ações diretamente para as pessoas.
Texto: Luiz Carlos Santos