O distrito de Icoaraci recebeu, nesta sexta-feira (3), a edição do programa Belém por Elas, iniciativa da Prefeitura de Belém, que levou uma série de atendimentos gratuitos à Praça Matriz, na Ponta Grossa.
Mais de 500 mulheres participaram da ação, que contou com serviços de saúde, cidadania e bem-estar. Foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas de enfermagem, orientação nutricional e bucal, encaminhamentos para mamografia, além de aplicação de vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral.
O evento também proporcionou orientação psicológica, com foco em saúde mental e prevenção da ansiedade e depressão, além de atualização e inclusão cadastral pelo CRAS. Serviços como atendimento jurídico, fisioterapia, corte de cabelo, design de sobrancelha, espaço de beleza e vacinação animal também estiveram disponíveis, garantindo acolhimento integral à população.
As crianças tiveram atendimento especial garantido no Espaço Kids, com atividades lúdicas e recreativas.
Crédito: Afonso Santos

A secretária da Mulher, Silvane Ferraz, avaliou a edição de forma positiva e destacou o simbolismo da realização em Icoaraci, às vésperas do aniversário do distrito.
“O Belém por Elas é uma ação de grande importância para a comunidade de Icoaraci, que pôde ter acesso a diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém. O impacto foi muito positivo, mais de 500 mulheres em situação de vulnerabilidade foram atendidas com serviços de saúde, cidadania e informação, incluindo a campanha ‘Mulheres fortes, seios saudáveis’, sobre prevenção ao câncer de mama. Essa edição é ainda mais especial por acontecer tão próxima ao aniversário de Icoaraci, um distrito que é fundamental para a nossa cidade, e que hoje vem sendo resgatado pela gestão, depois de tanto tempo de abandono”, destacou Silvane.
Para a jovem Talita Miranda, moradora de Icoaraci, a experiência foi de acolhimento e valorização.
“Quando eu soube da ação, me preparei, e hoje eu estou aqui. É muito importante ações como esta, principalmente voltadas para o público feminino. A gente se sente valorizada. Eu amei, um atendimento muito bom, serviços excelentes”, comemorou Talita.
Crédito: Afonso Santos

Para Shirlena Gomes, moradora do bairro da Ponta Grossa, o evento foi um presente para a comunidade.
“Foi maravilhosa esta ação chegar até aqui, no nosso distrito. Tem serviços como o CRAS, que, às vezes, nos fazem ir até à unidade, e hoje estava aqui, facilitando a vida de muitas mulheres. Também tem vacina, e serviços de beleza. Isso é muito bom. Gostei demais de participar”, disse.
Crédito: Afonso Santos

Serviços:
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belém em oferecer políticas públicas de forma descentralizada e perto das comunidades. As próximas edições do “Belém Por Elas” já têm datas e locais agendados, confira:
Próximas edições do Belém por Elas:
17/10 – Guamá
05/12 Jurunas
19/12 Parque Guajará
Crédito: Afonso Santos

