Prefeitura promove oficina de compostagem no Bosque Rodrigues Alves

A oficina fez parte de uma das várias programações promovidas pela Semma durante o Junho Verde

Crédito: Jader Paes

O instrutor Sílvio Araújo mostrou como construir uma composteira doméstica

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou, na manhã desta sexta-feira (27), no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, uma oficina sobre compostagem para o público em geral, dentro da programação do Junho Verde. A oficina foi ministrada pelo agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), Sílvio Araújo, que ensinou os participantes a construir uma composteira doméstica, a fim de facilitar o processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos dentro de casa. 

Sílvio mostrou como construir o equipamento com materiais de fácil acesso, como baldes e canos. Depois, explicou o passo a passo para se fazer o tratamento desses resíduos caseiros e transformá-los em um adubo que pode ser utilizado em plantas domésticas, por exemplo. “Para fazer a compostagem, nessa composteira doméstica, é preciso seguir um princípio simples, que é fazer a separação entre o líquido e o sólido. Então, com essa composteira, que a gente chama de social, pelo custo baixo, todo mundo pode ter um processador de resíduos orgânicos na sua casa”, frisou. 

Crédito: Jader Paes

O agrônomo Sílvio Araújo mostrou como construir uma composteira doméstica

O agrônomo também falou sobre a importância de adotar esse tipo de procedimento no dia a dia. “Nós, seres humanos, somos grandes geradores de resíduos orgânicos, que as pessoas chamam de lixo. Normalmente, esse material é descartado em sacos de lixo, que são coletados e depositados em um aterro sanitário, o que acaba promovendo a contaminação do ambiente. Então, em primeiro lugar, podemos gerar menos lixo quando mudamos o nosso hábito alimentar, ou seja, passando a estragar menos comida e, depois, quando começamos a dar uma destinação adequada aos resíduos que sobram. Então, fazendo isso, estamos ajudando o meio ambiente, a cidade, e o planeta, como um todo”, destacou. 

A coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Ana Célia Souza, lembrou a necessidade de educar a população sobre temáticas ligadas ao meio ambiente, especialmente neste ano, em que Belém se prepara para sediar a COP30, a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU). “Hoje, a oficina está tratando sobre compostagem, mostrando que dá para se aproveitar o resto de material orgânico, gerando adubo para as plantas e, ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário. E, assim, a gente também diminui a produção de gases que poluem o meio ambiente”.. 

Crédito: Jader Paes

Ana Célia Souza, da Semma, lembrou a importância de educar a população para temáticas ligadas ao meio ambiente

A coordenadora lembrou ainda que, durante todo o mês de junho, a Semma realizou uma série de programações alusivas ao mês do meio ambiente, o chamado Junho Verde. “Nós desenvolvemos, por exemplo, várias atividades aqui no Bosque. A gente permaneceu com as trilhas monitoradas, além das atividades aos fins de semana para o público infantil. A gente também desenvolveu fora, nas ações de plantio pela cidade, atividades de sensibilização das pessoas do entorno desses locais, como praças, comunidades. A gente também desenvolveu o projeto ‘Jardim Botânico Vai à Escola’, por meio do qual levamos atividades sobre o meio ambiente e a preservação da natureza para os alunos”,. 

O servidor municipal Pedro Couto fez questão de participar da oficina de compostagem, embora já tivesse alguns conhecimentos sobre o processo. “Eu vim participar dessa oficina para pegar mais algumas técnicas, porque eu acho muito importante essa questão da gente se reeducar, de entender que nossos resíduos não são lixo, que eles podem ser utilizados para uma outra finalidade, como o adubo das plantas. Eu, que sou adepto a ter plantas, quero entender mais para que possa ter um cuidado ainda maior, além de que a composteira é uma ferramenta que nos ajuda muito”. 

Crédito: Jader Paes

A atividade fez parte da programação do “Junho verde”, promovido pela Semma

Gratuidade

Conforme determinação do prefeito Igor Normando, em todos os últimos finais de semana de cada mês, a população terá acesso livre ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. No caso do mês de junho, a gratuidade ocorre neste final de semana, dias 28 e 29, o horário de funcionamento normal do espaço, das 8h às 16h. 

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar