Dona Ilma Bacelar tem uma vida cheia de atividades. Aos 79 anos o que ela mais quer é qualidade de vida. Envelhecer com saúde e livre das preocupações que a seguiram por muitos anos. “Em toda a minha vida eu nunca tive a chance de viver. Aos 16 anos perdi minha mãe e sozinha cuidei dos meus 9 irmãos” conta a dona de casa. Durante o primeiro casamento foram outros momentos difíceis. “Sofri maus tratos do meu marido. Apanhei muitos anos, inclusive durante a gravidez de um dos meus filhos”. Dona Ilma compartilha os tristes momentos como capítulos da vida que hoje a fortalecem e são o reflexo de superação.
No Centro de Convivência da Terceira Idade – Zoé Gueiros, mantido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), dona Ilma comemorou nesta quarta-feira, 01, o Dia Mundial dedicado a esse segmento da população. Ela participou de palestras, apresentações culturais, café da manhã, entre outras atividades. A programação contou com a presença de mais de cem idosos. O espaço atende atualmente cerca de quatrocentas pessoas.
O local é referência da rede de serviços socioeducativos do município de Belém, direcionada para grupos específicos. As ações desenvolvidas fazem parte da chamada Proteção Social Básica que, dentro da Política Nacional de Assistência Social, tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Rosana Albuquerque é coordenadora do espaço que existe há quase vinte anos na capital paraense. A assistente social destaca as diferenças de trabalhar com o público da terceira idade. “São pessoas que querem sempre mais. Eles têm leveza, apesar dos problemas. Têm prazer pela vida. É extremamente prazeroso trabalhar assim”, comenta.
Por meio da dança, música, hidroginástica, artesanato e outras atividades, o centro trabalha com a prevenção e o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
“Coisas que não tive tempo de fazer enquanto era jovem, faço agora. Costumo dizer que sou duas pessoas. Uma antes e uma depois do Zoé Gueiros”, comemora dona Ilma. Casada pela segunda vez ela superou a depressão, os traumas da juventude e ainda quer mais. “Amo cantar e dançar. Enquanto eu viver vou continuar fazendo isso”, finaliza.
No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guamá, dona Deusila da Conceição, de 87 anos, faz aulas de hidroginástica, mas segue mais do que uma recomendação médica. “Se eu ficasse em casa acho que não estaria nem andando mais. Nesses 15 anos que estou aqui vou apreendendo ainda mais as coisas da vida. ”, disse.
Segundo o setor de Vigilância Socioassistencial da Funpapa, o município de Belém atende mais de mil e duzentos idosos em equipamentos de assistência social como os Cras e o Zoé Gueiros. As unidades destinam-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, pessoas acima dos 60 anos somam 129.728 da população de Belém. A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado.
No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. A Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, instituiu o dia 1º de outubro para as comemorações oficiais. A data faz parte da Política Nacional do Idoso e responsabiliza órgãos públicos pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade. No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados.
Texto: Denise Soares