Profissionais de saúde de nível superior que atendem a população nos distritos de Icoaraci, Guamá e Sacramenta participam do “Ciclo de palestras sobre prevenção e controle de doenças e agravos no município de Belém e epizootias”. A qualificação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do Ministério da Agricultura até o dia 13 de agosto.
De acordo com Orliuda Bezerra, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, os temas das palestras estão de acordo com o perfil epidemiológico do município, afim de que os participantes estejam atualizados sobre a ocorrência de doenças em suas localidades de ação e também vigilantes quanto às mesmas ao atender a comunidade.
No evento estão sendo realizadas palestras para os profissionais de nível superior da rede municipal, hospitais militares e rede privada de saúde. “São informações e procedimentos atualizados, com vistas à promoção e proteção da saúde coletiva, bem como à prevenção de doenças que colocam em risco indivíduos ou grupos populacionais no município”, explica Orliuda.
Entre os temas abordados estão leptospirose; envenenamento por animais peçonhentos e tratamentos ofídicos; vigilância epidemiológica da Raiva humana/animal; situação epidemiológica, controle e tratamento da leishmaniose no Estado do Pará; recomendações para a abordagem prática e racional dos pacientes suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pelo vírus influenza; entre outros assuntos.
“Reunimos uma equipe de profissionais especializados da Sesma, Sespa e Instituto Evandro Chagas para proporcionar as informações mais recentes sobre cada doença e/ou agravo, facilitando a compreensão do conteúdo e esclarecendo as dúvidas dos presentes”, garante Orliuda Bezerra.
As formações devem ocorrer todos os meses até o fim de 2015. A meta é qualificar cerca de 240 profissionais.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								