Prefeitura qualifica servidores municipais no combate às drogas

Defesa pessoal e abordagem específica para lidar com quem está em crise pelo uso de drogas, a chamada contenção mecânica, foram os conteúdos ministrados no segundo dia do Curso “Formação de Urgência e Emergência – Belém pela Vida”, que aconteceu nesta quarta-feira, 25.

Com o objetivo de treinar de forma prática e teórica servidores municipais e estaduais, que vão trabalhar diretamente nas ações de combate às drogas do Programa “Pacto do Acolhimento Belém pela Vida”, lançado no último dia 10, pela Prefeitura de Belém, o curso foi iniciativa da Guarda Municipal de Belém que atuará na retaguarda do programa.

“O Pacto Belém pela Vida visa garantir um atendimento específico. Nós precisávamos do curso para formar de maneira técnica os nossos servidores”, disse Joana Melo, inspetora da Guarda Municipal de Belém.

Há dois anos atuando como guarda municipal, Fábio Miranda aproveitou as aulas para aprimorar os conhecimentos na área. “Essa formação vai nos ajudar a colocar em prática a proposta do curso e atender ao programa da maneira correta”, avaliou.

Com carga horária de 16h, o curso ministrado pelo enfermeiro e inspetor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Davi Borges, abordou temáticas como informações e orientações sobre o Pacto, a importância do trabalho em rede, o que é o Samu, a atuação da saúde na situação de rua, entre outros.

Situações de urgência e emergência e casos típicos de ocorrências de rua envolvendo usuários de álcool, crack e outras drogas, com ou sem transtornos mentais, também foram abordados durante os dois dias de curso.

Adriano Coutinho trabalha com abordagem social de rua há 8 meses, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Belém (Centro Pop), e conta que já precisou imobilizar um usuário em surto psicótico. “As situações não são fáceis. Conter alguém nesses casos exige conhecimento, por isso, o treinamento é fundamental para a nossa capacitação”, disse o rapaz.

Participaram deste segundo dia de capacitação, na quadra do Comando Geral da Guarda Municipal de Belém, guardas municipais; servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar