Serviços de dragagem mecânica e limpeza manual nos 65 canais, e recolhimento de entulho da capital paraense. Esses são serviços executados na Operação Inverno, que vem sendo realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O objetivo é reduzir os pontos críticos de alagamentos em Belém.
A operação, que seguirá até fevereiro de 2022, conta com 800 homens da Sesan fazendo serviços de dragagem mecânica e limpeza manual, utilizando seis maquinários de dragagem.
“Nosso trabalho consta na retomada da dragagem da limpeza dos canais, porque durante o 'inverno amazônico' sabemos da grande concentração de água. Fizemos isso no início de 2021 e é a primeira vez que Belém passa por dragagem e limpeza de canais duas vezes no mesmo ano. Os servidores da Sesan não têm conhecimento de que, em outro momento, tenha sido feita assim essa limpeza”, ressalta a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim.
O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, acompanhou o trabalho realizado no Canal da Antônio Baena e enfatizou que o trabalho da gestão municipal é evitar alagamentos neste período do inverno. “Fizemos esta operação no início do ano e agora estamos reiniciando este trabalho, para evitar ou, pelos menos, diminuir os alagamentos”.
Para a moradora Ana Lúcia Oliveira, 53 anos, ação de limpeza e o cuidado com os canais são importantes para diminuir os alagamentos. Ela comenta que os moradores podem colaborar, fazendo também o descarte correto do lixo. “Acho muito importante, é um serviço certo e bom. E nós, moradores, podemos colaborar, participando corretamente com a coleta do lixo”, disse.
Educação Ambiental – As equipes de educação ambiental da Sesan estão nas ruas conversando com a população sobre locais para o descarte adequado de resíduos sólidos.
Outro serviço com que a população pode contar é o Disque-Entulho. Basta contactar através do número de WhatsApp (91) 98499-0059 que a equipe da Sesan vai até à casa do cidadão recolher até 1m³ de entullho.
Pela primeira vez Belém recebe, em menos de um ano, a Operação Inverno. Em meados de janeiro de 2021, assim que assumiu a gestão, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, deu início à limpeza emergencial com a Operação Inverno, agregada ao Programa Belém Bem Cuidada.
Naquele momento, a população sentiu o impacto com a limpeza dos canais realizados até o mês de maio. Esses canais geralmente recebiam serviços de limpeza uma vez no ano.
De acordo com dados do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, de janeiro a maio de 2021, foram recolhidos 834.118m² via limpeza manual e 39.728m³ via dragagem mecânica.
Além de 98 mil toneladas de lixo domiciliar e 56 mil toneladas de entulhos.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								