A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), avança com o trabalho de limpeza e reordenamento urbano. Desta vez, a ação foi levada para o entorno do Canal do Galo, no Barreiro. A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado, integra o esforço de reorganização da Feira, que incluiu a realocação de 250 feirantes para um novo espaço estruturado e mais seguro.
Com o objetivo de garantir mais segurança, acessibilidade e organização, os trabalhadores, que estavam durante anos trabalhando às margens da via, agora estão em uma feira maior e provisória, que conta com barracas padronizadas e melhores condições de trabalho. A mudança faz parte do projeto de implantação do Complexo Comercial do Barreiro que será inaugurado, oferecendo boxes, segurança permanente e urbanização completa do entorno.
O prefeito Igor Normando destacou a importância da obra para o desenvolvimento urbano e social da região:
“Agora, estes trabalhadores estão neste novo espaço provisório mais seguro. Em breve, vamos entregar algo muito melhor para a população, para os trabalhadores e para o público na feira que será inaugurada em breve. Eu acredito que, no final dessa obra, muita gente vai ficar feliz. É um projeto sonhado por muitos e extremamente necessário. É natural que, no começo, alguns tenham receio da mudança, mas quando tudo estiver pronto, todos vão estar satisfeitos”, afirmou o prefeito.
Cleiton Chaves, secretário de zeladoria, também reforçou o compromisso da Prefeitura com os feirantes e com a valorização do comércio local:
“A mudança dos feirantes para este novo espaço foi feita para garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições de trabalho. Além disso, a Sezel está realizando serviços de limpeza e manutenção no canal, deixando toda a área mais organizada e segura. Agora, a população tem uma feira mais limpa, acessível e com melhor estrutura. Esse é mais um trabalho da Prefeitura de Belém para cuidar da cidade e valorizar quem vive e trabalha aqui”, destacou o secretário.
Feirantes comemoram melhorias e valorização do espaço
O feirante Daniel Silva, 38 anos, que há anos trabalha na Feira do Barreiro, celebrou a reestruturação do espaço. Ele garante que a feira melhorou muito, principalmente por conta das barracas novas padronizadas. “Mudou a movimentação porque agora está todo mundo junto, o pessoal da fruta, do peixe. Do outro lado, éramos isolados, e agora o movimento ficou bem melhor. No futuro, vai virar uma feira ainda mais completa, boa para todos nós”, disse.
Crédito: Ascom - SEZEL

Para Fabrício Machado, 30 anos, técnico de celular, a mudança trouxe mais visibilidade e oportunidades:
“A feira melhorou 100%. A gente estava na beira da pista e agora ficou muito melhor, mais visível, com mais público. O espaço está bom, a cidade melhorou bastante, e a freguesia está voltando. Ganhamos barracas novas e ficou melhor pra todo mundo trabalhar”, afirmou.

Melhorias no Canal do Galo
Além da reorganização da feira, a Prefeitura executa um trabalho intensivo de limpeza e requalificação do Canal do Galo neste mesmo perímetro. Antes, o local era um ponto crítico devido ao descarte irregular de lixo e à ausência de manutenção. Agora, os serviços incluem não apenas a desobstrução e limpeza do canal, mas também a reforma das muretas e dos guarda-corpos, essenciais para a segurança, e a implementação de serviços de educação ambiental, visando a sustentabilidade e a conscientização da população local.

Estas ações de requalificação também se expandem para outro trecho estratégico do Canal do Galo, próximo à Avenida Senador Lemos. Neste ponto, a Sezel intensifica o trabalho de zeladoria urbana com o objetivo de valorizar o espaço público. Além dos mesmos serviços realizados no trecho do Barreiro, estão sendo instaladas floreiras e lixeiras, promovendo um ambiente mais agradável e organizado.
Uma novidade importante é a criação de um novo e adequado ponto de apoio para os mototaxistas, melhorando suas condições de trabalho e a mobilidade na região.
Crédito: Juliana Maia

As ações são realizadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), e fazem parte de um plano maior de urbanismo tático e requalificação urbana, que busca unir infraestrutura, sustentabilidade e comportamento cidadão. O projeto recupera uma área antes degradada e devolve à população um espaço mais limpo, seguro e agradável, estimulando a ocupação ordenada e o desenvolvimento econômico local.
*Texto Rodrigo Sauma e Juliana Maia