Qualificar os servidores da rede municipal de saúde para a realização de um atendimento especializado a pacientes que foram vítimas de violência sexual ou doméstica é o objetivo da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com o I Treinamento aos Profissionais da Saúde para o Atendimento às Vítimas de Violência Sexual nos Serviços de Referência em Belém, que ocorre no auditório do Departamento de Regulação da Sesma. A primeira turma do curso teve início na quinta-feira, 16, e continua nesta sexta-feira, 17. No próximo dia 21 o treinamento retornará com novos participantes.
Neste encontro, servidores dos Hospitais de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira, do Hospital de Mosqueiro e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci estão sendo capacitados para a realização de um atendimento acolhedor e humanizado. Durante o treinamento são abordas temáticas como acolhimento, ficha de notificação de violência, infecções sexualmente transmissíveis não virais, exames laboratoriais, medicamentos e outros.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, de 2009 a 2015 foram notificados no sistema de saúde de Belém mais de 8 mil casos de violência sexual. “Esses números vêm aumentado a cada ano. Por isso priorizamos por preparar os nossos profissionais para a realização de um atendimento mais sensível, para perceber esses tipos de violência”, afirmou a coordenadora da Referência Técnica de Prevenção à Violência da Sesma, Maisa Gomes.
“Uma das nossas missões nesse treinamento é mostrar para os profissionais que todos devem ter uma visão geral de como lidar com esse paciente. Não podemos segmentar os serviços, ele deve ser humanizado desde a recepção até o consultório médico”, completou Maisa.
A assistente social do HPSM Mário Pinotti Laís Cunha, de 26 anos, participou do evento e garante que as temáticas debatidas irão ajudar no desenvolvimento de seu trabalho. “Vejo que é de extrema importância eu saber abordar o paciente que sofreu algum tipo de violência. Devo saber fazer as perguntas certas no momento certo. Com isso, conquisto a confiança do paciente e podemos ajudá-lo da melhor forma”, disse.
O I Treinamento aos Profissionais da Saúde para o Atendimento às Vítimas de Violência Sexual nos Serviços de Referência em Belém prepara os servidores dos hospitais e UPA da rede municipal de saúde para a instalação do Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual no município de Belém, que garantirá todo o atendimento necessário para essas pessoas no local, antes mesmo de os pacientes concluírem os primeiros atendimentos, como exames e medicamentos especializados em outros serviços da rede.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								