Prefeitura vai fiscalizar e ordenar comércio informal em pontos de folia

Nos finais de semana que antecedem o Carnaval fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon) intensificarão as fiscalizações nas ruas de Belém para ordenar o comércio informal. A meta é orientar os ambulantes para coibir abusos e evitar prejuízos à folia dos brincantes.

As fiscalizações, que seguem até a quarta-feira de cinzas se concentrarão, principalmente, nos bairros da Cidade Velha e Umarizal, onde há a maior concentração dos blocos de ruas tradicionais. A Secon também vai atuar no Portal do Amazônia e Distrito de Mosqueiro durante a programação do Carnaval 2015.

“Entre as ações da Secon está o ordenamento do comércio informal, que objetiva incentivar às vendas desses trabalhadores sem que eles possam atrapalhar a passagem dos foliões. Para isso, as orientações são que os ambulantes exerçam as atividades nas ruas transversais aos corredores por onde os blocos vão passar”, explicou a chefe de operações da Secretaria de Economia, Celina Oliveira.

Outra medida de segurança destacada por Celina é a proibição do comércio de bebidas em garrafas de vidro. “Não importa se é ou não alcoólica, nossa indicação é apenas garrafas de plástico ou latinhas, já que o vidro torna-se perigoso em locais de grandes aglomerações, como as festividades dos blocos de ruas”, completou a chefe de operações.

O Carnaval de Belém na Aldeia Amazônica também terá atuação da Secon. Para os dias dos desfiles, a Secretaria já está cadastrando na sede – localizada na travessa Piedade, 651, Reduto – os ambulantes que desejam trabalhar nas proximidades do corredor do samba. A intensão do órgão é obter o controle das atividades informais para que não haja desordenamento.

Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar