Prefeitura visita casarões da Ladeira da Cidade Velha para revitalizá-los

Dois casarões históricos situados na Ladeira do Castelo, ao lado do Forte do Presépio, ligando a praça da Sé com a Feira do Açaí, no bairro da Cidade Velha, receberam na manhã desta quarta-feira, 23, a visita de uma equipe da Prefeitura de Belém, liderada pelo prefeito da cidade Edmilson Rodrigues.

“Esses casarões estão abandonados há muito tempo e reformar eles vai melhorar pra gente e pro turismo da nossa cidade, porque vai acabar com este cenário de abandono”, comentou Lúcia Amaral, que vende coco às proximidades dos prédios históricos.

O objetivo da visita técnica foi averiguar as reais condições físicas dos imóveis, com o objetivo de verificar a possibilidade de revitalizá-los para que, futuramente, a administração municipal possa dar uma funcionalidade às edificações, que contam com dois pavimentos, um mirante e um anfiteatro.

Atualmente, os imóveis são de propriedade da Arquidiocese de Belém, mas cedidos para a Universidade Federal do Pará (UFPA). A ideia da Prefeitura de Belém é estabelecer diálogos com as duas instituições para ver a possível transferência de propriedade dos imóveis à administração municipal.

“Esses espaços serão reformados pela Prefeitura de Belém assim que as negociações com a Arquidiocese ocorrerem. A ideia é que torná-los um espaço multiuso e contarmos com a UFPA para a criação de projetos tecnológicos, para firmar Belém como uma cidade inteligente”, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Segundo o prefeito, a expectativa é dar outras funcionalidades ao espaço, como ser utilizado para servir de incentivo à economia solidária e atividades culturais.

Representantes da UFPA acompanharam a visita nos prédios históricos. Entre eles, o prefeito Multicampi, Eliomar Azevedo do Carmo. "Esse espaço está cedido para a UFPA pela Arquidiocese de Belém em regime de comodato e que os planos da Prefeitura de Belém para os prédios nos traz muita felicidade”, informou Carmo.

Na opinião dele, a possibilidade da UFPA e Prefeitura firmarem parceiras “é algo muito bom, ainda mais para finalidades nobres que irão agregar desenvolvimento ao município”.

Patrimônio – Os dois imóveis são considerados patrimônios históricos e culturais para a cidade de Belém, como pontua o presidente da Fundação Cultural do Municipal de Belém (Fumbel), Michel Pinho.

“Esses espaços são muito importantes para a cultura da cidade, já que na década de 90 muitos eventos culturais partiam daqui, como blocos de carnaval. Essa ladeira conta muito da história da cidade”, disse Michel.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar