Primeira cirurgia odontológica de alta complexidade é realizada na rede municipal de saúde de Belém

Juliane Souza dos Santos tem 36 anos. É uma pessoa com deficiência e sofre de epilepsia. Há um ano e meio os responsáveis por Juliane percorreram várias unidades de saúde, na esperança de conseguir realizar uma cirurgia odontológica de retirada de toda a arcada dentária de Juliane, que estava muito comprometida. A dor era uma constante em sua vida e eram tão intensas que acabavam desencadeando crises epilépticas.

O sofrimento de Juliane teve fim nesta quarta-feira, 06. Ela foi a primeira paciente a ser submetida a uma cirurgia odontológica nível 3 na rede municipal de Belém. O procedimento ocorreu no centro cirúrgico do Pronto Socorro Municipal “Mário Pinotti” e envolveu uma equipe de três profissionais: A cirurgiã dentista Adriana Freire e as auxiliares Marina Tuma e Cleiciane Matos

A cirurgiã dentista Adriana Freire, que chefiou a equipe, conta que a paciente tem deficiência mental severa e, como todos os elementos dentários estavam comprometidos, o procedimento não poderia ser realizado no consultório odontológico. “Elatinha as raízes dos dentes. Por conta da situação e da condição de dor aguda da paciente, que contribuíam para as crises epilépticas, o caso dela era de urgência e de alta complexidade, dentro do atendimento odontológico de pacientes especiais”, ressalta.

Durante o procedimento, que aconteceu no centro cirúrgico do PSM da 14 e sob o efeito de anestesia geral, foram retiradas todas as raízes residuais dos 29 dentes da paciente. “A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos realizar a remoção de todos os focos infecciosos, proporcionando uma melhora significativa no quadro da paciente e garantindo a ela qualidade de vida. Agora vamos propor a reabilitação dentária para a família dela”, destaca Adriana Freire.

Pioneirismo – A cirurgia de Juliane Santos é a primeira realizada pelo município de Belém de alta complexidade na área da saúde bucal. Desde o início da atual gestão da Prefeitura de Belém, a rede de atenção básica odontológica foi ampliada em 20%. Os principais avanços foram: implantação de mais um centro de especialidade odontológica em Mosqueiro; dois laboratórios de prótese dentária foram reativados; implantado o serviço de ortodontia no Centro de Especialidade Médico Odontológica (Cemo); implantação do serviço de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do PSM Mário Pinotti e no PSM Humberto Maradei Pereira, além de um trabalho educativo na rede educacional do município voltado para a saúde bucal pelo Programa Saúde na Escola.

A coordenadora do Cemo, Ceci Backer, destaca que esse procedimento cirúrgico é mais um exemplo de como a saúde bucal tem sido priorizada na rede de saúde do município.“Essa cirurgia odontológica de alta complexidade é um trabalho inédito no município. A equipe de profissionais envolvidas está de parabéns. A cirurgia foi um sucesso e o mais importante é devolver a qualidade de vida a essa pessoa”, ressalta.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar