Primeira feira de adoção de cães e gatos cumpre objetivo e garante novo lar para todos os animais

Todos os 28 animais colocados para adoção pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ganharam um novo lar, neste sábado, 28. A primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos deste ano, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém, aconteceu de 8h às 13h, na sede do CCZ, localizado na Av. Augusto Montenegro.

A dona de casa, Arlety Nunes Barros, aproveitou a feira para aumentar a família pet. "Foi amor à primeira vista. Pra mim é muito importante, porque eu gosto de cachorro, já tenho dois e cuido deles como filhos e com ele não será diferente".

Já a estudante de Enfermagem, Izabela Xavier, de 19 anos, também deixou o seu recado: "É muito importante adotar, gente. Eles precisam de um lar, realmente têm muitos gatos, muitos cachorros, que foram resgatados das ruas e precisam ser acolhidos".

Certificado – Todos os animais disponibilizados para adoção na feira já estão vacinados, castrados, vermifugados e microchipados. O novo tutor recebe, no ato da adoção, um certificado.

Noely Lameira, veterinária e coordenadora da Feira, conta que os cães e gatos foram resgatados das ruas de Belém pelo CCZ, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a partir do projeto Animal Comunitário, que percorre o entorno de igrejas, feiras e portos, entre outros locais.

"Esses animais vêm pra cá resgatados, porque foram abandonados por motivo de saúde ou eram filhotes, ou por outros motivos. Nós fazemos o resgate deles, tratamos, vermifugamos e damos o que é necessário para que possam vir para a feira", explica Noely.

Para fazer a adoção, o candidato a tutor faz um cadastro com a equipe de médicos veterinários do CCZ. O objetivo é saber se o novo dono tem condições necessárias para adotar um animal. Também é preciso apresentar CPF, para vincular o pet ao responsável.

  • Texto com a colaboração de Milla Guerreiro – Sesma.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar