O filme "Lixo Extraordinário" abriu a programação da 1ª Mostra do Cine Ambiental, do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A exibição ocorreu às 18h desta terça-feira, 25, na Escola Municipal Rotary, no Bairro da Condor. Trinta pessoas, entre estudantes, educadores, representantes das comunidades e moradores dos bairros da Condor e do Jurunas prestigiaram o evento cultural.
A película escolhida teve por objetivo discutir a reciclagem, armazenamento e descarte correto dos resíduos sólidos. "Lixo Extraordinário" é um documentário que mostra o cotidiano dos catadores de lixo do Jardim Garamacho, o maior aterro sanitário do mundo, que fica no Rio de Janeiro. Durante duas horas, foi possível entender que nem tudo que vai para o lixo é realmente inútil.
Na opinião da coordenadora pedagógica da Escola Municipal Nestor Nonato, Márcia Pantoja, 56 anos, a iniciativa "é excelente, porque proporciona um momento cultural e pedagógico nesse período delicado de isolamento, por causa da pandemia". Segundo ela, além do entretenimento, o filme tem um valor importante por proporcionar educação ambiental, "uma grande necessidade que temos na nossa cidade".
A educação ambiental é também uma forte linha a ser seguida pelo Promaben. Segundo o subcoordenador ambiental, Alex Ruffeil, com a programação "o programa quer deixar além das obras, uma educação que permita com que moradores aproveitem essas obras por muito tempo".
Texto: Márcia Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								