A beleza e a graça tomaram conta da quadra poliesportiva do Ginásio Municipal Atino Pimenta, na tarde deste domingo, 20, quando 26 equipes representantes de vários bairros da capital participaram do 1º Torneio da Juventude de Futsal Feminino. A competição faz parte das comemorações e homenagens promovidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) às mulheres, neste mês de março, e terá nova rodada de jogos no dia 03 de abril.
Em uma partida bastante acirrada, as equipes dos bairros Bengui e do Telegrafo abriram os jogos pelo grupo 1. Não faltaram tentativas de gol, faltas técnicas e até pênalti. O resultado só foi definido nos três minutos finais, com o gol que classificou o time do Bengui para a próxima etapa. “Foi uma experiência muito boa pra gente que está participando pela primeira vez de um campeonato. O gol foi demorado, mas saiu", comemorou a jovem Elisandra Sousa, da equipe vencedora.
Além de homenagear e oportunizar às mulheres a prática esportiva e de lazer, a competição pretende promover o intercâmbio e interação entre os moradores dos bairros da cidade, por meio dos times representados no torneio, segundo explicou Luiz Júnior, coordenador da Juventude da Sejel, sobre o 1º Torneio da Juventude de Futsal Feminino que está dividido em seis rodadas de competições. A programação encerra em maio com a premiação do primeiro, do segundo e do terceiro lugares. Entre as atletas que se destacarem, serão premiadas ainda a Artilheira e a Jogadora Revelação.
Os jogos ocorrerão sempre aos domingos, no ginásio Altino Pimenta, das 14h às 22h, com partidas de 20 minutos, devido ao grande número de times participantes, que foram divididos em cinco grupos. Para o árbitro Paulo Sérgio Freitas de Souza, que apitou pela primeira vez um torneio de futsal feminino, a expectativa é a melhor possível. "Acredito que a disputa vai ser bem acirrada, porque tem muita mulher que joga muita bola e, assim como os homens, entram na quadra pra jogar futebol e ganhar a partida", destacou após ver a determinação das atletas que viu em quadra.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								