Primeiro dia do Minicurso de Educação Ambiental e Sanitária abordou a importância da água

“É um grande diferencial para a minha vida e para a comunidade como um todo, porque o que eu aprendo aqui eu posso passar para a família e amigos”. Essa foi a avaliação da estudante Jessica Paiva, de 19 anos, moradora da avenida Bernardo Sayão, no primeiro dia do minicurso de Educação Ambiental e Sanitária, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova – PROMABEN.

O minicurso é realizado em parceria com o Grupo de Estudos em Gerenciamento de Água e Reuso de Efluentes (Gesa) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem por objetivo qualificar a população para atuar de forma integrada e participativa com noções básicas em educação ambiental e sanitária.

Para a líder comunitária da Sub-Bacia IV, Dolores Brito, o curso possibilita também uma evolução individual. “Em um dia a gente já conseguiu aprender muita coisa sobre a estrutura de esgoto e a diferença para a drenagem de uma rua para a de uma residência”, conta.

De acordo com a engenheira sanitarista que ministrou o primeiro dia do curso, Ilka Serra, orientar a população em relação ao saneamento é de suma importância para a sustentabilidade de um projeto como o PROMABEN. “Nós que trabalhamos com projeto sabemos que não tem como ter sustentabilidade se a população não ajudar, então fazer essa introdução geral sobre a distribuição de água da cidade é o primeiro gancho para as informações que vem depois”.

A subcoordenadora ambiental do PROMABEN, Cynthia Linhares, afirma que o curso visa promover a troca de conhecimento. “A ideia é multiplicar o conhecimento e ampliar a conscientização ambiental, de forma que a comunidade possa identificar e buscar soluções, juntamente com o poder público, para os problemas enfrentados diariamente,” afirma.

O minicurso tem duração de cinco dias com 40 vagas. O Programa formará uma nova turma ainda esse mês, para iniciar no dia 21/03. Os moradores interessados em participar podem realizar inscrição no endereço eletrônico sga.promaben.sub34@gmail.com ou comparecer à Sede do Programa, na av. Bernardo Sayão, 3224. Mais informações pelo fone: 3272-3138.

Texto: Melissa Noguchi

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar