A procura foi grande pelos serviços prestados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em mais uma edição da Semob Itinerante, realizada neste sábado, dia 15, no It Center, de 9 às 13 horas. A ação no bairro Sacramenta faz parte da programação de aniversário de Belém, a exemplo da realizada nos dias 11 e 12 de janeiro, no Solar da Beira, no complexo Ver-O-Peso, no bairro Campina.
A superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, acompanhou a ação e considerou que a realização dos atendimentos, de forma descentralizada, no sábado, amplia o acesso aos serviços e aproxima a Semob da população. Isso pôde ser observado pela intensa procura aos serviços disponibilizadosna ação. A Semob Itinerante também deverá ser realizada em outros locais no decorrer do ano” conclui a superintendente.
Atendimento – Na ação deste sábado, em um pouco mais de quatro horas, foram realizados 180 atendimentos de emissão de cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial, além da Credencial de vaga de estacionamento (idoso e PCD), recebimento de recursos de defesa de autuação/penalidade de trânsito, de indicação de real condutor, de desistência de recursos e antecipação de penalidade, além de impressão de boletos de pagamentos de multa e recebimento de denúncias e sugestões pela Ouvidoria.
Devido à grande procura pela meia-passagem, com atendimento a cerca de 172 pessoas, e para agilizar o serviço foi dada a opção do atendimento com ou sem a biometria. Quem optou por não fazer a biometria na hora, entregou apenas a documentação do estudante para possibilitar a confecção do cartão Passe Fácil. Nesse caso, a biometria será cadastrada no momento da entrega do passe estudantil, prevista para fevereiro, no Mercado de São Brás. Quem optou pela biometria aguardou pelo cadastro da digital do estudante.
O atendimento do Passe Fácil é promovido pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel). Para a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição, a procura foi muito grande.
Oportunidade – “O pessoal está aproveitando a oportunidade que a Semob está proporcionando de trazer o serviço junto à comunidade. Na ação, o usuário não paga taxa para a emissão da 2ª via e muitas pessoas têm necessidade de tirar o documento, mas não tem como pagar naquele momento” , explicou a coordenadora da COAU.
Para Isaura Pereira Campos, titular da Coordenação de Processamento de Recursos de Infrações (CPRC), a reposta da sociedade foi positiva, com uma frequência imensa desde cedo. “É a SeMOB indo ao encontro da nossa gente, saindo dos gabinetes e indo até onde a população não tem acesso aos serviços, num dia em que as pessoas que trabalham têm a oportunidade de estar aqui. Isso facilita muito a vida da população”, disse.
Logo cedo, muita gente já aguardava pelo início do atendimento – O mestre de obras Harley Antônio da Silva Monteiro, 66, disse que chegou às 6h30. Ele perdeu o cartão Sênior e foi solicitar a 2ª via do cartão. “Essas ações itinerantes são muito importantes, pois facilita o nosso acesso a esses serviços, principalmente, para quem não tem tempo durante a semana”, disse.
O administrador de empresas Alex Ferreira defende que iniciativas como essa sejam mais frequentes, pois contribui com as pessoas que não têm condições financeiras e têm dificuldade de se locomover até aos postos da Semob, em São Brás.
“A ação garante a essa população a possibilidade de acesso aos serviços, no próprio bairro em que mora”, disse o administrador, considerando que nem todo mundo tem condições de acessar esses serviços virtualmente. Ele foi ao IT Center para solicitar a credencial de vaga de estacionamento para PCD e formalizar recurso de autuação.
A pensionista Sandra Ribeiro tem 65 anos e foi solicitar a 1ª via do cartão Sênior. Ela tem direito à gratuidade desde os 60 anos, mas disse que demorou a solicitar o cartão pela dificuldade de se locomover até o posto de São Brás. “Vim aqui, porque é perto de casa e por ser sábado, já que não tenho tempo durante a semana”, disse a pensionista.
Fundamental – Para o engenheiro ambiental Giovani Rezende é uma questão fundamental a descentralização dos serviços prestados pela SeMOB. Disse que cartões Passe Fácil e serviços de processos de multa são atendimentos necessários e que devem constar em ações itinerantes, principalmente aos sábados. “Essa ação da SeMOB aproxima a população dos serviços. Pessoas que não têm tempo durante a semana”, explicou. Ele soube da ação pela internet e, durante a semana, já preparou os documentos para solicitar a contestação de multa.
A dona de casa Suelen Nogueira levou a filha Maria Luiza Nogueira Campos, 15, e a enteada Sofia Pinheiro Gonçalves, 16, para solicitar a meia passagem. Ela aprovou a iniciativa. “É bom pela facilidade. Às vezes, a gente trabalha e não tem tempo de ir aos postos. Aqui é perto de casa e ficou mais viável para gente”, disse, lembrando que com a volta às aulas presenciais, o pagamento da metade do valor da passagem vai ajudar muito no orçamento da família.
Texto: Rosangela Gusmao
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								