A pandemia fez com que professores buscassem cada vez mais uma qualificação digital que atenda ao novo formato das aulas, agora, remotas. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Núcleo de Informática Educativa (Nied) iniciou nesta quinta-feira, 22, a oficina de Produção e Edição de Vídeo, para qualificar professores municipais na produção de conteúdo audiovisual voltado à Educação. A oficina foi transmitida pela plataforma Google Meet e segue nos dias 27, 29 de abril e 4 e 6 de maio.
De acordo com o professor Geldes Castro, coordenador do Nied, o curso é um projeto piloto para ser multiplicado pelos professores formadores do Núcleo junto com professores das salas de informática até chegar aos professores de sala de aula.
“Este curso é estratégico, não só neste momento de pandemia, mas também por se tratar da comunicação fundamental nos dias de hoje, tendo como base o pensamento Freireano. Pensar o vídeo não só como consumidores, mas como produtores, tanto professores quanto alunos. Ou seja, numa perspectiva da aprendizagem com a tecnologia nos contextos reais de uso, e não na didatização da tecnologia”, disse Geldes ressaltando a importância da oficina para valorizar e compartilhar os saberes e talentos da rede municipal, como o professor Leandro Araújo, convidado para ministrar a formação.
Especialista em Informática e Educação, Leandro, atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Madalena Travassos, em Mosqueiro, e é responsável pelo projeto Conectamada, no facebook e YouTube, que inovou a produção de aula durante a pandemia.
“Não me sinto um expert. Mas me sinto como qualquer outro professor que se desafia sempre nas suas potencialidades. No decorrer da minha vida tive uma aproximação maior com a tecnologia ligada a comunicação. A gente já vem lidando com esse novo formato de comunicação há algum tempo. Tenho um conhecimento empírico e sistematizei este conhecimento para esta formação”, conta Leandro que já teve seu trabalho reconhecido nacionalmente, pelo projeto online Casa de Sala de Aula.
Formação – A oficina tem como proposta mostrar como utilizar as ferramentas digitais para produção e edição de vídeo, favorecendo a compreensão e fixação do conteúdo educativo. No primeiro dia da oficina, Leandro destacou o comportamento de professores e estudantes diante das tecnologias, o conceito de vídeo aula na rede pública e na rede privada, assim como uma reflexão sobre o ensino híbrido.
“A videoaula é uma ferramenta pedagógica importante. E por mais que se tenha acesso aos recursos tecnológicos é preciso saber falar e se portar diante da câmera e principalmente inovar no conteúdo para a mensagem chegar ao aluno” esclarece o professor. Ele ainda informa que a sociedade vai ter o mesmo olhar para uma aula produzida na rede pública e privada, independente dos recursos disponíveis.
Na questão do ensino híbrido, Leandro conta que não é uma novidade relembrando o Tele Curso 2000. Para ele, a videoaula acaba de certa forma quebrando a afetividade entre professor e aluno devido o distanciamento, mas que neste momento é necessário fazer diversas adaptações para atender este aluno na rede pública conforme a sua realidade.
Nos próximos dias de oficina, os professores vão conhecer as etapas da elaboração de vídeo, como planejamento, roteiro, produção, organização, edição, publicação nas mídias sociais, e vão refletir sobre o cuidado com o conteúdo e a imagem do professor registrado no vídeo.
Texto: Tábita Oliveira