Professores são capacitados a utilizar a arte na Educação Infantil

Professores da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira, 01, de uma vivência formativa intitulada “Arte de Formar na Arte”. A atividade, desenvolvida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, tem como objetivo qualificar os profissionais dessa área que trabalham com bebês, possibilitando a eles a apropriação da arte para ser utilizada no cotidiano dos alunos. A programação ocorreu na Unidade Municipal de Educação Infantil Wilson Bahia, no Curió-Utinga.

A vivência formativa foi orientada pelas professoras italianas Elisabetta Marinelli e Maurizia Querciagrossa, que a partir da performance teatral 'Jardim Zen', com a participação de bebês da unidade Wilson Bahia, puderam demostrar aos professores uma parte da atividade de laboratório teatral que é realizada nas creches da cidade de Bologna, na Itália.

De acordo com a professora da UFPA Celí Bahia, a vivência formativa com as professoras italianas é um grande aprendizado para os profissionais da educação infantil do município. “É na Itália que estão as melhores referências em estudos de Educação Infantil em ambientes coletivos. A vivência de hoje contribui para que o professor enxergue melhor a formação do ser humano na educação voltada a esse público”, afirmou.

A metodologia da atividade tem como objetivo estimular o professor a conhecer o seu corpo para expressar suas emoções e, dessa forma, estimular os bebês para que também se comuniquem, além de promover o debate sobre a arte na ampliação do repertório cultural de professores e crianças.

“É bom ver que os professores do meu filho estão se capacitando mais e ampliando as suas competências para contribuir com a formação dele”, afirmou o também professor Cristian Paixão, pai de Pedro, atendido no berçário na unidade Wilson Bahia.

Para a coordenadora da unidade, Aída Soares, a programação veio somar à formação dos professores. “Esta vivência veio para reforçar as formações continuadas já realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. É uma oportunidade para que todos nós, professores, aprendamos a utilizar a arte no dia-a-dia dos alunos da Educação Infantil”.

A vivência formativa “A arte de formar na arte” está sendo realizada desde o dia 31 de julho e segue até o dia 02 de agosto. A programação do último dia inicia às 9h, no laboratório de Expressão Corporal do Bloco B/ ICED, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar