No final da manhã desta terça-feira (19), o município de Belém recebeu as primeiras caixas com as vacinas da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantã de São Paulo, para iniciar a imunização dos profissionais da rede municipal de saúde nesta quarta-feira (20) de janeiro.
Os lotes, distribuídos pelo Governo do Estado do Pará, foram recebidos pelo secretário de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, e estão armazenados em câmara fria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Ao todo, foram destinados mais de 39 mil vacinas para a capital, sendo neste momento entregues 19 mil imunizantes para a primeira dose, a outra metade será entregue posteriormente, para a aplicação da segunda dose. Nesta primeira etapa, os profissionais de saúde que atuam na rede municipal, ligados diretamente ao atendimento de pessoas com Covid-19, serão vacinados a partir desta quarta-feira (20).
“Já começamos com os profissionais do Hangar e depois iniciaremos a imunização dos profisisonais da rede municipal de saúde dos dois hospitais de pronto-socorro, do Dom Vicente Zico, das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU). Em seguida temos um cronograma que vai incluir todos os demais hospitais públicos, privados e clínicas de saúde complementar. Temos dez dias para executar esta primeira etapa da vacina“, explicou o titular da Sesma.
Este inicio de imunização, em Belém, vai contemplar 40% dos profissionais de saúde e à medida que a vacina for sendo distribuída durante outras etapas, ela vai incluir os agentes de saúde e os idosos com mais de 80 anos, não sendo disponibilizada em posto de saúde para a população em geral neste momento, ressaltou Maurício Bezerra.
“Como existe no mundo inteiro uma limitação de vacinas, essa distribuição será paulatina. Hoje, o que recebemos de vacina é suficiente para vacinarmos os profissionais de saúde que estão mais expostos”, disse Mauricio Bezerra.
Vacinação – A Prefeitura de Belém já conta com um plano para imunizar a população da capital. A aplicação do plano será feita por etapas e dependerá da distribuição da vacina pelo Governo Federal.
Alguns pontos do plano foram divulgados pelo secretario de Saúde, entre eles, estão a ampla divulgação da campanha, 30 pontos de vacinas distribuídos na capital, drive-thru para facilitar o acesso da população, telefone para agendamento da vacinação domiciliar para idosos, entre outros
“Isso será feito por etapas, dessa forma vamos avançando. Só vamos parar quando conseguirmos vacinar toda a população de Belém”, finalizou Mauricio Bezerra.
Na manhã desta terça-feira (19) e na quarta (20) serão vacinados o total de 400 profissionais de saúde, que atuam no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								