Sete profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram homenageados na cerimônia de apresentação do cartaz do Círio 2021, nesta segunda-feira, 31 de maio, na Basílica Santuário de Nazaré. A coordenadora de imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, as enfermeiras Cleidiane Santana, Laila Ferreira, Roselena Monteiro e Kamylla Santos, o enfermeiro Miguel do Nascimento e a assistente social Rosilene de Nazaré ficaram emocionados com a homenagem. Durante a celebração, os profissionais de saúde apresentaram à imagem original de Nossa Senhora de Nazaré os instrumentos de trabalho e também participaram da coroação da imagem.
Paz e saúde – O cartaz do Círio 2021 tem tonalidade branca e foi inspirado na atual situação que vive não só o Pará, mas o Brasil e o mundo. Por isso, um dos principais símbolos da festa nazarena, este ano, pede por paz e saúde e lembra ainda os esforços de quem trabalha na linha de frente contra a covid-19, como os profissionais de saúde.
“Fiquei muito honrada e feliz por ser escolhida e poder fazer parte desta cerimônia de fé e amor e da coroação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. É indescritível o meu sentimento de amor profundo, de muita fé e de gratidão por Nossa Senhora”, disse a coordenadora de imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, emocionada.
Com quase 50 anos de serviço público, ela lembra da perda de colegas de trabalho ao longo da pandemia e dos esforços da equipe de imunização do município para dar início à vacinação contra a covid-19, em Belém. “Nós perdemos muitos colegas e tivemos que seguir trabalhando para vacinar a população, mesmo com a escassez de vacina. Então, receber essa homenagem é realmente indescritível”, concluiu.
Devoção – A assistente social Rosilene de Nazaré trabalha na Sesma há 19 anos e desde criança é devota de Nossa Senhora. Ao ser receber a homenagem na Basílica Santuário, ela não conseguiu conter as lágrimas. “Eu tenho esse nome por causa de uma promessa que o meu pai fez durante o meu nascimento. Ele está com sete meses de falecido. Então, ali eu não estava só me sentindo honrada por aquele momento, eu estava pensando no quanto o meu pai está feliz por isso, de onde ele estiver”, explica. Para ela, a força para continuar trabalhando em meio a uma pandemia veio da devoção mariana.
Texto: Juliana Brito
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								