O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou de uma conversa com alunos da Faculdade Casper Líbero, sobre o programa de renda cidadã Bora Belém.
A Cásper Líbero é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. A conversa ocorreu de forma virtual, na tarde desta terça-feira, 25.
Os alunos Bruna Beato, Felipe Erlich, Rafaella D’orazio e Beatriz Rocha, que cursam Jornalismo, realizam um trabalho de pesquisa com todos os municípios do Brasil que possuem algum programa de renda.
O gestor municipal informou sobre todo o processo de implantação do Bora Belém, desde a aprovação na Câmara Municipal, até o dia do primeiro pagamento para as famílias cadastradas. "Em menos de três meses nós conseguimos a aprovação da Câmara Municipal, de forma unânime, e realizar o primeiro pagamento às primeiras famílias cadastradas", ressaltou Edmilson Rodrigues.
Outro ponto enfatizado pelo prefeito durante a conversa com os alunos foi a escolha de beneficiar famílias de extrema vulnerabilidade social. "Ao invés de complementar para quem ganhava o Bolsa-Família, decidimos contemplar as famílias que não recebiam nada, principalmente mães solos”.
No fim da conversa, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou um dos pontos principais do programa que é proporcionar, além da renda, capacitação aos beneficiários do Bora Belém. “O programa tem quatro fases. A primeira é proporcionar renda à família necessitada; depois oferecer a capacitação para os membros da família. Em seguida, por meio do Banco do Povo de Belém, oferecer subsídios para que essas pessoas consigam renda, e por último acompanhar todo o processo”, finalizou.
Texto: Victor Miranda