Programa de Forças no Esporte acontece pela primeira vez em Belém

Crianças da rede municipal de ensino iniciaram suas participações no Programa Forças no Esporte (Profesp) nesta terça-feira, 03. O Profesp promove a inclusão social por meio da prática do esporte. O programa é realizado pela primeira vez em Belém pelos Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Semec. As atividades do programa ocorrem no 2° Batalhão da Infantaria de Selva 2º Bis.

O Profesp realiza atividades como futebol, futsal e capoeira entre outras ações esportivas e intelectuais. O programa possui um Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) que vai além do esporte, investindo em atividades de disciplina, ordem unida, símbolos nacionais, princípios éticos e reforço escolar. Essas atividades são realizadas três vezes na semana, com duração de três horas. Elas acontecem como forma de complementar a formação desses alunos.

Em Belém, o programa atendente a 60 crianças de três escolas da rede municipal (Escolas Municipais João Carlos Batista, Florestan Fernandez e Theódor Badotti ) as vagas foram divididas em 20 alunos para cada escola. Os alunos são divididos em dois turnos, manhã e tarde. O programa garante duas refeições em cada turno e conta com a participação de profissionais especializados, contratados pela Semec, para o monitoramento e a realização das atividades.

Para o Coordenador do Comando Militar do Norte, Major Rondon, este projeto é uma excelente iniciativa para contribuir no futuro das crianças da região. “Este programa amplia a visão desses alunos, retiram eles das ruas e mostram uma perspectiva de futuro. Já temos bons históricos deste programa no Brasil, jovens de situações de risco que saíram do projeto e foram em busca de cursos superiores, outros de cursos técnicos e alguns se tornaram militares” , afirmou.

O Programa, que acontece pela primeira vez em Belém, faz o acompanhamento das crianças no período de três anos e a meta é ampliar sua abrangência, podendo atender a mais jovens da rede municipal a partir de 2015.

A Diretora do Departamento de Educação Física (DEF) da Semec, Elizabeth Gomes, ressalta a importância da realização de atividades que contribuem na formação desses alunos. “Este projeto é uma oportunidade ímpar para essas crianças, é importante que eles participem de atividades que visam fortalecer os seus valores, por isso pretendemos ampliar no próximo ano”, diz a diretora.

A aluna da Escola Municipal João Carlos Dias, Victoria Rodrigues, 10, mostrou muito entusiasmo para iniciar o projeto e disse estar ansiosa para aprender capoeira. “Com certeza vou participar de todas atividades, é bem melhor vir aprender a capoeira do que ficar em casa depois da escola”, disse a aluna.

O Profesp faz parte do Programa Segundo tempo, criado em 2003 e tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil.

Texto: Andreza Carvalho – Ascom Semec

Texto: Lene Tavares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar