A aula inaugural do Programa Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Outeiro na manhã desta quarta-feira, 18, teve a participação da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). O programa, que existe há 22 anos, abre sua primeira turma no distrito de Outeiro para atender 80 crianças e adolescentes nas políticas públicas de inclusão e proteção social. A iniciativa tem a parceria da Funpapa e Programa Pro Paz.
Juliana Neves, de 14 anos, comentou a expectativa para o início das atividades. “Acho que vou gostar porque vou dedicar meu tempo para aprender coisas novas e também para praticar esportes. Acho importante ocupar meu tempo pra me desenvolver mais. Por isso quis fazer o curso”, disse a estudante.
Representando a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro, o diretor geral da instituição, Jorge Barreto, destacou as mudanças e o atendimento oferecido pelo órgão. “Graças aos avanços e melhorias nos serviços prestados pela Fundação, foi possível firmar esta parceria com Corpo de Bombeiros e Pro Paz para mostrarmos o caminho e ensinarmos nossas crianças e adolescentes. Este espaço é para a comunidade, para o fortalecimento dos nossos vínculos”, disse Jorge.
Ao se pronunciar, o coronel Nahum Fernandes da Silva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de alcançar os objetivos do curso. “Para nós é uma honra abrir esta turma na ilha de Caratateua. Esse é um trabalho muito promissor para a nossa sociedade. Com as atividades que serão desenvolvidas aqui trabalharemos para a construção de um mundo melhor”, ressaltou o coronel.
“Para nós, o programa representa um ganho muito grande em relação aos valores que estão se perdendo na sociedade”, comentou Valcirene Oliveira, educadora do Centro Educacional Vitória, que inscreveu 12 alunos no Programa Escola da Vida.
Autoridades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Segup), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Programa Pro Paz, equipe técnica do Cras e familiares dos inscritos participaram da abertura das atividades da nova turma do programa.
Histórico – O Programa Escola da Vida foi criado em abril de 1993, com o objetivo de proporcionar ações sócioeducativas por meio da cultura, esporte e lazer, que assegurem um espaço de construção e promoção da cidadania, para o público alvo do projeto, formado por crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. As atividades visam trabalhar a disciplina, o incentivo ao estudo regular, a prática de esportes, e o fortalecimento dos vínculos familiares. Mais de 10 mil crianças e adolescentes já foram capacitadas ao longo de 22 anos de existência do programa.
“Nosso objetivo é repassar valores que auxiliem as famílias no processo educacional. O programa tem comprometimento com a responsabilidade social voltada para a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz na sociedade”, destacou Helton Moraes, comandante do 2º Sub-grupamento Bombeiro Militar e coordenador do curso
Texto: Denise Soares