Para promover a Educação Integral que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou, esta semana, a entrega de cinco mil kits de higiene bucal para 20 escolas da rede municipal de Belém. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Cada conjunto contém escova de dente, creme e fio dental. Ao longo do ano de 2021, mais kits de higiene bucal serão disponibilizados e distribuídos aos educandos da rede municipal de educação.
O professor responsável pelo PSE na Semec, Fabrício Moraes, explica que, por causa da pandemia, não será feita, por enquanto, a escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor. “Neste ano, vamos trabalhar com a formação de professores. E as profissionais dentistas da Sesma vão encaminhar materiais de instrução para que professores possam trabalhar de forma didática com os alunos, para estimular a conscientização da higiene bucal e também a produção de atividades em textos, vídeos com esta temática”, disse.
Programa – O Programa Saúde na Escola é promovido pelo Ministério da Saúde e em Belém está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio da Estratégia da Saúde da Família. O PSE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, para melhora a qualidade de vida da população brasileira. A ideia é cuidar da saúde dos estudantes da Educação Básica, a partir de projetos didáticos nas escolas, para enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pelo desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino.
A escola é a instituição privilegiada para promover este encontro da educação e da saúde, por ser um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde, pelo viés de uma Educação Integral.
Ações – O PSE deve promover ao longo do ano ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; e prevenção e combate à Covid-19.
Uma das escolas a receber o kit de higiene bucal foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Comandante Klautau, localizada no Barreiro. “O programa é um incentivo muito grande pras nossas crianças. Nesse período de trabalho remoto, estudar sobre isso, dentro da perspectiva educativa, de bons hábitos, de higiene, é muito válida. A nossa comunidade não tem o acesso a consultas rotineiras de odontologia, por exemplo, e muitas famílias desconhecem a importância desses hábitos bucais, na rotina da criança. De se cuidar e entender que a higiene bucal, não é só uma questão de saúde, bem-estar, mas ela também influencia na prevenção de muitas outras doenças”, relata Karina Portal, diretora da escola, que ressalta a entrega dos kits chegou em boa hora.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								