Programação alerta para a prevenção da Aids

No dia 1º de dezembro se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data de mobilização e promoção da prevenção, controle, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids, cuja prevalência é entre a população jovem. Em Belém, somente em 2015, a Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids estima que sejam confirmados 231 novos casos de HIV entre adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 a 24 anos.

Em função do crescimento da infecção do HIV em jovens e para intensificar o alerta à população, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança, a partir da próxima segunda-feira, 30, uma grande programação alusiva a luta contra a Aids, com o tema “Solidariedade, prevenção e vida. Essa luta é todo dia!”. De 30 de novembro a 12 de dezembro, a Sesma estará com ações de prevenção em unidades de saúde, blitzes educativas e uma grande ação de cidadania, na Praça da República, no dia 07 de dezembro. A meta é atingir mais de 100 mil pessoas, distribuir 500 mil preservativos masculinos, 20 mil géis lubrificantes, 20 mil preservativos femininos, realizar 300 testes de HIV, 100 testes de sífilis, 100 testes de hepatite B e C e distribuir centenas de materiais informativos.

De acordo com o coordenador municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Roberto Paes, apesar dos avanços obtidos para o controle da epidemia de Aids, ainda há muito o que avançar. “Estamos reforçando as nossas orientações de prevenção, fortalecendo o diagnóstico precoce em todas as nossas ações e atividades desenvolvidas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Casa Dia e Unidades de Saúde. Mas, ainda é preciso que a população tome pra si a responsabilidade do uso de preservativos como medida de prevenção, principalmente os jovens, cuja incidência só faz aumentar. Hoje temos drogas avançadas que controlam a doença, mas viver sem Aids é muito melhor”, afirma Paes.

O combate ao preconceito também será pauta da programação da Sesma. “Estamos em parceria com o Estado e o município de Ananindeua em um concurso de jingles que será disputado por alunos de doze escolas públicas sob a temática ‘Jovens unidos na luta contra a AIDS’. Isso também é um motivo para fazer esses jovens pensarem mais sobre o assunto e entenderem a responsabilidade compartilhada na relação sexual”, esclarece.

A programação da Sesma é gratuita e aberta a toda a população. Atualmente, os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais estão disponíveis em 23 Unidades Municipais de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Av. Tamandaré, esquina com a Trav. São Pedro. São todos gratuitos e com resultado em poucos minutos.

Programação

30/11 a 04/12 – Intensificação do teste rápido de HIV nas Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família

– 01/12 – 8h às 12h – Concurso de Jingle na Escola Estadual Rodrigues Pinagés – Travessa do Chaco, entre Marquês e Visconde.

– 01/12 – 8h ás 12h – Ação no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Av. Tamandaré, esquina com a São Pedro.

– 01/12 – 9h – Palestra sobre prevenção contra a Aids – UMS Condor.

– 04/12 – 8h às 12h – Ação de prevenção com testagem de HIV – Pórtico Metrópole (Castanheira)

– 05/12 – 8h às 12h – Ação de prevenção na Feira do Ver-o-Peso com distribuição de preservativos.

– 05/12 – 22h às 24h – Ação de cidadania em pontos de prostituição com travestis e transexuais – Rua Piedade e Praça da República.

– 06/12 – 8h às 12h – Dia D da luta contra a Aids – Ação de cidadania com diversos serviços e distribuição de insumos e testes rápidos – Praça da República.

– 11 e 12/12 – 8h às 16h – Treinamento de teste rápido em HIV para servidores das UMS’s e ESF’s – local a definir.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar