Programação da PMB agrada público da XX Feira Pan-Amazônica do Livro

Quem passou pela XX Feira Pan-Amazônica do Livro, no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar), na tarde deste sábado, 28, pôde aproveitar a programação de poesias, palestras e contação de histórias promovida pela Prefeitura de Belém.

No estande da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do livro de pano "Poesias para 50 primaveras", da escritora Sônia Satuba, se tornou uma verdadeira roda de poesias. "Esse livro marca o meu encontro amoroso com a poesia e o escrevi para comemorar os meus 50 anos, que completei este ano", disse Sônia, que há 20 anos é pedagoga da rede municipal de ensino.

O livro contém doze poesias e não foi feito para comercialização. A autora utilizará os exemplares nas formações que realiza para professores da rede municipal e em visitações nas escolas municipais.

O universitário Rodrigo Oliveira, de 30 anos, passeava pela feira quando foi surpreendido pelo evento no estande. " É difícil não se envolver com a poesia. Eu já sou encantado e percebo que um momento como este aqui na feira abre os olhos daquelas que ainda não se apaixonaram por esta arte", disse.

A PMB também promoveu uma palestra sobre educação inclusiva, com o tema "A perspectiva contemporânea da pessoa com deficiência física no ambiente escolar", proferida pelo professor Manoel Lourenço.

A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, do campus Abaetetuba, Sueli Pereira, 37 anos, buscou participar da palestra para ampliar e partilhar conhecimentos com seus colegas de trabalho. "Ainda temos muitos professores que não sabem lidar com a educação inclusiva. E lá no IFPA precisamos estar capacitados para isso, uma vez que estamos formando profissionais com algum conhecimento técnico", ressaltou.

Durante a programação, as crianças também puderam se divertir com apresentações no espaço infantil. A PMB foi a responsável pelo espetáculo "Peripécias apaixonadas de um palhaço romântico".

A XX Feira Pan-Amazônica do Livro começou na última sexta-feira, 27, e segue até o próximo domingo, 04, das 10h às 22h. Nesse período, a prefeitura realizará diversas apresentações, tanto no estande da Semec, quanto na programação oficial da feira.

Entre os eventos previstos está a performance teatral " A voz e o vento", neste domingo, 29, às 11h50, no espaço infantil. Também haverá contação de histórias na quarta-feira, 01, na Arena das Artes e lançamento do livro "Minha Belém: 400 anos", no dia 03, no estande da Semec, às 19h.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar