Ao longo de todo este mês de julho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) colocou em prática o projeto Curumim – Educação Ambiental para Crianças, que visa oferecer educação ambiental às crianças de Belém de forma lúdica, por meio da arte e dos jogos educativos. A participação do público ficou acima das expectativas e motivou a equipe a dar continuidade às ações para o segundo semestre, considerando as solicitações dos pais e tutores das crianças que estiveram na programação.
Para a dona de casa Joana Araújo, avó da pequena Ana Paula, a programação foi uma nõoportunidade para a neta aproveitar as férias escolares, já que a família não pode viajar. “A prefeitura de Belém está de parabéns. Trouxe minha neta todos os dias e se pudesse continuar nos fins de semana vai ser muito melhor", sugeriu.
As atividades do projeto Curumim, encerradas no final da manhã de hoje, foram promovidas na Praça Milton Trindade (Hortinho Municipal). A execução foi da Coordenação de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma.
Foram oito dias de diversão para a criançada, das 8h às 11h. Por meio de pinturas e desenhos, tendo como principal instrumento elementos da natureza, como folhas e sementes, a ideia foi despertar nas crianças o sentimento de preservação do meio ambiente . Para isso, foram utilizados jogos confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas pet.
Destinado às crianças de 02 a 12 anos, de quarta-feira a sexta-feira, foram computadas a participação uma média de 30 crianças por dia. Para fechar com chave de ouro, o evento teve contação de histórias, com a colaboração da escritora Silvia Pena Marques, bibliotecária da Funbel.
As coordenadoras do projeto Goreth Queiroz e Paula Sobral querem estender as atividades durante todo o segundo semestre em datas dedicadas às crianças. Paula Seabra, uma das coordenadoras do Projeto Curumim, disse que “a participação das crianças superou as expectativas e que muitos pais e mães elogiaram a iniciativa, vendo o Horto voltar a propiciar esse tipo de recreação para as crianças depois de muito tempo em que permaneceu fechado”
Texto: Prefeitura Municipal de Belém