A programação do Setembro Verde foi o principal assunto da live transmitida pelas redes sociais do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na noite desta segunda-feira, 30. A ação especial promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é voltada para o meio ambiente e será realizada durante todo o mês de setembro, além de comemorar do Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 do mesmo mês.
O titular da Semma, Sérgio Brazão, participou da live e anunciou parte da programação do Setembro Verde, que contará com plantio de mudas, seminários, assinaturas para a criação de áreas verdes, projeção de filmes com a temática ambiental, passeio ciclístico e outras atividades.
Atualmente, Belém conta com 22,4% de arborização, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), sendo uma das capitais com o menor índice de arborização do país. Entre as principais ações do Setembro Verde está o plantio de mudas ao longo do Canal São Joaquim. Serão mais de 600 mudas plantadas em toda a extensão do canal, a partir do dia 11 de setembro, com a ajuda da comunidade que reside no entorno. O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou que o plantio é o inicio de um desenvolvimento da área.
“O São Joaquim, posteriormente, deverá passar por uma grande obra, possivelmente, com a criação de uma via expressa, onde será implantado o Veiculo Leve sobre Pneus (VLP), possibilitando um novo eixo viário para Belém. Em breve, também queremos tornar o São Joaquim um local viável para navegação”, comentou.
O titular da Semma também anunciou que serão realizadas programações em vários espaços de Belém, entre eles o Horto Municipal, com a Ecofeira, que será voltada para a venda de produtos orgânicos. E o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, a partir do dia 14 de setembro, será aberto, exclusivamente, todas as terças, para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ainda dentro da programação do Setembro Verde, o prefeito Edmilson Rodrigues vai assinar a criação de dois espaços de conservação, sendo um o Parque de Cotijuba e o outro um local no Tenoné, explicou Sérgio Brazão. "Já mapeamos todas as áreas verdes da cidade que podem ser transformadas em espaços de conservação. Nesta nova área em Cotijuba, a população também vai poder participar, realizando o manejo da área preservada". Ainda sobre a ilha, o prefeito Edmilson Rodrigues comentou que a Prefeitura de Belém vai receber uma doação de três mil mudas frutíferas do Instituto Zurita, que serão plantadas em Cotijuba.
O gestor municipal ressaltou que é de extrema importância a participação da população. O prefeito de Belém informou, ainda, que as mais de 200 escolas do município também receberão plantio de mudas. "Cada uma das 200 unidades escolares terá plantio. É importante envolver crianças e pais, pois vão dar os nomes às mudas. Envolver as comunidade é de fundamental importância", comentou.
Dia da Esclerose Múltipla e inauguração de unidade educacional – Ainda durante a live, o prefeito Edmilson Rodrigues leu uma carta sobre o Dia Nacional da Esclerose Múltipla, enviada pela servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Kamilla Sastre, que é portadora de esclerose múltipla. Na carta, ela fala dos desafios enfrentados por quem tem a doença.
Também foi anunciado, na live, a inauguração da Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia de Souza, no bairro do Curió-Utinga. A unidade será inaugurada nesta terça- feira, 31, e vai atender 86 crianças de 0 a 3 anos.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								