Programação especial comemora Dia do Idoso em Belém

Começam nesta segunda-feira,28, as comemorações pela Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, alusiva ao Dia Municipal do Idoso (27 de setembro) e Dia Nacional do Idoso (1º de outubro). Caminhadas, práticas corporais, atividade física, oficinas de artes, teatro, dança, palestras, consultas e exames médicos são algumas das atividades preparadas pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Municipais de Saúde, Estratégia Saúde da Família e na Casa do Idoso, por meio do Programa Saúde do Idoso.

Segundo o Censo 2013 do IBGE, atualmente são 132.611 idosos residentes em Belém o que corresponde a 9,3% da população da capital. Deste total, cerca de 85 mil idosos são cadastrados na rede municipal de saúde.

De acordo com a coordenadora em exercício da Referência Técnica de Saúde do Idoso da Sesma, Rita Ferreira, o Programa Saúde do Idoso tem como base legal a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Entre as diretrizes está o envelhecimento ativo e saudável através da articulação intersetorial com outras políticas públicas visando uma atenção integral a quem já passou dos 60 anos.

A coordenadora ressalta que a programação da Semana Municipal da Pessoa Idosa está pautada em temas e serviços que são necessários ao idoso. “Estamos promovendo atividades voltadas para a prevenção de doenças e promoção à saúde tendo como foco principal, a garantia de direitos e metas dos indicadores de saúde da pessoa idosa”, garante.

Vida saudável e ativa na terceira idade

Com atendimento exclusivo para a pessoa idosa, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Casa do Idoso), inicia na terça-feira, 29, sua programação especial para a Semana Municipal do Idoso, com palestras voltadas para exercícios físicos, longevidade, prevenção de quedas e alimentação.

A Casa do Idoso é uma referência da rede pública municipal, que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2014, foi transferida de um prédio antigo e defasado para uma nova sede, toda adaptada para a pessoa idosa.

“Atualmente, a Casa do Idoso proporciona atendimento a usuários matriculados e referenciados da atenção básica, média e alta complexidade municipal. Entendemos que se deve ir mais além do que nos é estabelecido, transpondo qualquer dificuldade para oferecer um atendimento holístico, que englobe também áreas que ajudem a melhorar a autoestima e aumentar a qualidade de vida destes idosos”, destaca a gerente da Casa do Idoso, Sofia Couto.

A programação será encerrada no dia 04 de outubro, domingo, com uma caminhada comemorativa e atividades voltadas aos idosos, a partir de 8h, na Praça da República. A programação contará com apresentações culturais, grupo de dança, espaço da beleza, espaço saúde, práticas de exercícios físicos, distribuição de folhetos educativos e estatuto do idoso.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar