A Praça Brasil já se transformou em ponto de encontro diário de quem busca melhorar a qualidade de vida. Hoje, 08, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), ofereceu uma aula especial de aero dance para homenagear as frequentadoras do espaço.
“Elas são maioria nas academias ao ar livre e não poderíamos deixar de homenagea-lás”, ressaltou o professor Almir Kalif, coordenador de Programas de Lazer da Sejel.
Mulheres de todas as idades exercitaram o corpo e se divertiram com as coreografias propostas pelos professores de educação física da Sejel. O entusiasmo da mulherada contagiou quem estava ou passava pelo local, inclusive quem estava a caminho do trabalho.
Uma das mais entusiasmadas com a aula especial pelo Dia da Mulher foi a dona de casa Lúcia Costa Álvaro, de 55 anos. “Exercício físico é tudo na nossa vida. Por ter hipertensão acabei procurando uma atividade física e aqui fiz muitas amizades. Hoje, faço academia, dança, yoga e muito mais”, contou animada.
A professora de educação física aposentada, agora aluna da academia ao ar livre, Maria Inês Maués, de 68 anos, lembra que quem quer viver com saúde e ter uma velhice tranqüila, precisa, além de ter uma alimentação saudável, se movimentar. Segundo ela, "não adianta se alimentar bem e ficar sedentário em casa".
Os homens também participaram da aula especial. “Eu sempre me exercitei, apesar de ter ficado um tempo parado. Mas, aí eu conheci pessoal da praça, fiz amizade e aí voltei a me exercitar e isso já faz dois anos. Hoje, quero desejar um feliz Dia da Mulher para todas as minhas amigas aqui da praça e todas as mulheres de Belém”, disse o aposentado Luiz Guilherme Farias, de 70 anos.
A professora Luziedna Pinheiro, há três anos, vem desenvolvendo atividades físicas com os frequentadores da Praça Brasil. Segundo ela, diariamente participam cerca de 80 alunas com idades entre 30 e 85 anos. Ela explica que o trabalho é diversificado com dias de treino funcional, de alongamento, exercícios aeróbicos, ritmos e aparelhos da própria academia. As aulas são sempre de segunda a quinta-feira. “O nosso público é de 30 a 85 anos, então a gente trabalha conforme a necessidade. Porque no caso do idoso, temos que trabalhar a perda da força, a resistência e o equilíbrio”, explica a professora.
“Nós, mulheres, somos a mola mestra de todos os segmentos, seja a família ou sociedade. Há tempos atrás, a mulher, foi excluída do processo de construção da sociedade. Mas, tempos depois, o homem passou a reconhecer a importância da mulher”, avaliou a advogada Maria da Glória Carvalho Castro, de 62 anos, presidente da Associação dos Amigos da Praça Brasil.
A Associação dos Amigos da Praça Brasil existe há oito anos e conta com parceria da Sejel, por meio da Academia ao Ar Livre, para cuidar e fazer uso produtivo do espaço. No final da manhã, a AAPB ofereceu um lanche para os participantes da aula. Outros parceiros também prestaram homenagens proporcionando serviços de saúde e beleza, como verificação de pressão e limpeza de pele.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								