Programações especiais que trabalham totalidade do corpo estão disponíveis em Mosqueiro

A dona de casa Irene Soeiro, 23, aprovou a programação de verão mais intimista, de valorização do corpo e da mente realizada no Distrito de Mosqueiro ao longo deste mês de julho. Ela contou que “venho pra relaxar, esticar meu corpo, ver o nascente do sol e sentir toda essa natureza aqui da ilha”. A jovem, moradora da ilha, já está levando a irmã e o filho para acompanharem as aulas oferecidas à população.

“É muito bom por que também ajuda na educação do meu filho que pratica esporte e gosta muito da concentração”, disse Irene, após o relaxamento do yoga. A prática milenar desenvolve a totalidade do corpo importantíssimo no combate às doenças que ganharam força durante o isolamento social como depressão, ansiedade e dificuldade de respiração.

Durante a terapia, são trabalhados os chakras ou pontos energéticos do corpo localizados entre as sobrancelhas para absorver e emanar as vibrações, buscando equilíbrio com a natureza em ato de entrega, confiança e gratidão. Quem participa das aulas, disponíveis na programação Verão da Gente, em Mosqueiro, confessa que os resultados são imediatos. “Une o útil e o agradável”, sintetizou Irene.

As atividades na ilha de Mosqueiro começam bem cedo, a partir das 7h. No anfiteatro do Chapéu Virado, os veranistas têm o yoga, danças circulares e lambaeróbica todas as quintas e sextas-feiras e aos sábados neste mês de férias escolares. A programação ganha reforço do banho de contraste, que é uma terapia holística de valorização da prosperidade do ser humano.

Na manhã desta quinta, 15, as ações abriram com a instrutora de yoga Luciana Oliveira. Mais de vinte pessoas participaram e aprovaram a terapia. “Yoga é vida, trabalha bem a questão dos nossos pontos energéticos e qualquer pessoa pode participar, inclusive, crianças e idosos”, ensina a instrutora, que em março deste ano iniciou o projeto “yoga na ilha”, com a ideia de expandir a prática para emanar energias positivas sobre a bucólica. “Agora, com apoio da Prefeitura e da Agência estou muito feliz e esperançosa neste crescimento”, completou.

Posterior ao relaxamento do yoga, a programação segue com as danças circulares da professora Luciana Martins. A dança é um passeio pelo universo dos ancestrais da humanidade, da literatura, poesia e música.

A pedagoga de carreira, Luciana Martins, recita poemas e eleva os ritmos de acordo com a história de cada sociedade. O carmbó e seus maracás não faltam, assim como palavras de incentivo à espiritualidade e ao relacionamento humano salutar. “Estamos muito felizes com essa programação por que percebemos o quanto as pessoas estavam precisando desse reencontro saudável cheio de energia positiva”, destacou.

Ritmos – Para quem curte ritmos mais agitados, a programação oferece a lambaeróbica, da professora Leila Sousa. Na semana passada, ela abriu a participação com “axé retrô”, com sons que fizeram muito sucesso em carnavais e verões passados em Mosqueiro.
Na reabertura da programação desta semana, Leila investiu na zumba para animar o público. “Amanhã, sexta-feira, o ritmo será calypso e no sábado, o axé retrô novamente”, conta a professora, que já tem trabalhos assinados na Europa como bailarina e coreógrafa.
“É um prazer está fazendo esse verão em Mosqueiro. É a primeira vez que estamos sendo valorizadas pela Prefeitura e a Agência Distrital”, contou.

Esportes – A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) está com programação recreativa também em Mosqueiro. São caminhadas com percurso do Murubira ao Farol, às 7h, Treinamento Funcional (7h30), hidroginástica (10h) e aula de ritmos (16h), tudo na praia do Farol, uma das mais populares da ilha. Para participar da programação da Sejel é necessário fazer inscrição prévia. São 50 pessoas por cada atividade. A tenda para receber os interessados está localizada na praia do Farol.

Alternativo – No chamado circuito alternativo da programação Verão da Gente, Mosqueiro também oferece aos veranistas: Exposição com réplicas do acervo do Museu de Arte de Belém (Mabe) sobre a fundação de Belém e de Mosqueiro, de sexta a domingo, no horário de 17h às 22h.

As feiras de artesanato, na praça da Vila e outra de produtos da agricultura familiar, na praça de Carananduba, podem ser visitadas pelo público como boas opções de compras. “É um verão diferenciado, mas estamos de braços abertos pra receber os visitantes. Mosqueiro é uma grande opção de lazer e turismo”, disse a agente distrital Vanessa Egla, na manhã desta quinta-feira, durante a programação do Chapéu Virado.

Agenda/Admos

Sexta-feira (16) e Sábado (17)

7h – Yoga, danças circulares e lamberóbica

Local: Anfiteatro do Chapéu Virado

Sábado (17)

17h ÀS 22h

Centro Multicultural Solar das Artes

Praça da Vila

Exposição “Mosqueiro: cantos de amor”

Atração especial cantora Tereza Mônica – voz e violão

Feirinha de artesanato

Praça da Vila

17h às 23h

Feira do Produtor Rural

Praça de Carananduba

Diariamente até o dia 31/07

Sejel

20, 21 e 22/07

07h- Caminhada Murubira ao Farol

07h – Ginástica Aeróbica – Praça Matriz

8h30- Treinamento Funcional – Farol

10h – Hidroginástica – Farol

16h – Aula de ritmos – Farol

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar