Projeto “Caminhos do Cuidado” beneficia pacientes de dependência química

Sensibilizar e treinar os profissionais de saúde a identificarem pacientes de dependência química, é o objetivo do projeto “Caminhos do Cuidado – formação em saúde mental”, oferecido pelo Ministério da Saúde, para técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em Belém, os profissionais que trabalham nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) passarão pelo treinamento do projeto, para que estejam capacitados a perceber e orientar os casos, nas comunidades onde atuam.

O projeto “Caminhos do Cuidado” prevê a formação dos agentes comunitários de saúde e técnicos, visando melhorar a atenção ao paciente usuário de crack, álcool e outras drogas e seus familiares. “No que diz respeito à dependência química, a sociedade não consegue enxergar o vício em álcool ou outras drogas como uma doença, mesmo tendo um familiar ou amigo que abusa destas substâncias. Então, se conseguirmos aproximar o tema da população, através dos agentes de saúde, conseguiremos sensibilizar e tratar a dependência”, explicou a coordenação de referência técnica em Saúde Mental, Vera Fonseca.

A partir desta primeira identificação de casos na comunidade, os pacientes de álcool, crack ou outras drogas, poderão ser encaminhados para o tratamento com um médico da ESF ou de uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) ou ainda, para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). “Na visão de rede, entendemos que o atendimento à saúde mental precisa ser um sistema interligado, com envolvimento de todos e não somente no Caps. Por isso, a importância de se sensibilizar os profissionais que atuam na atenção básica, como agentes e os técnicos, para que eles possam perceber os casos de dependência química nas comunidades e orientar esse paciente e seu familiar a procurar atendimento médico”, defendeu o coordenador da Divisão à Atenção Básica (DAB), Roberto Beltrão.

Para 160 profissionais do município, o treinamento será realizado através da Escola de Gestão Pública (EGP), em uma parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS-PA), com duas turmas sendo iniciadas no dia 10 e mais duas turmas no dia 19 deste mês. Os servidores que ainda quiserem fazer suas inscrições no curso, devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada pelos coordenadores dos distritos, e entregar na EGP, junto com uma cópia da carteira de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), até esta sexta-feira, dia 7.

Serviço: A EGP está localizada na rua Domingos Marreiros, 1792.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar