Há três meses, a assistente administrativa Cristina de Oliveira, 54 anos, se sentia triste e sozinha. A balança apontava 115 quilos e a temida depressão batia à porta. Foi aí que ela resolveu se inscrever em um projeto de atividades físicas gratuitas na Pedreira, bairro onde mora, e mudou sua vida.
O projeto é o Saúde+, oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer ( Sejel), na Aldeia Cabana. As atividades incluem ginástica funcional, alongamento e dança, e são ministradas em aulas pela manhã e à noite, de segunda à quinta-feira.
Cerca de 150 pessoas, divididas em cinco turmas, foram beneficiadas pelas atividades ministradas por seis professores de Educação Física. Em setembro, quando o projeto iniciou, todos os alunos passaram por uma avaliação física antes de iniciar as aulas.
Nesta quinta-feira, 16, foi o último dia para a reavaliação, que foi iniciada na segunda-feira. Hora de conferir os resultados e ganhos obtidos depois da entrada no projeto.
Cristina de Oliveira chegou empolgada, exibindo seu novo corpo, com 21 quilos a menos, e um novo astral. "Não imaginava que o projeto seria assim, com professores tão dedicados. Não é questão de estética, é saúde. Quando percebi que ela estava pedindo socorro, foi aqui que consegui ajuda", conta Cristina.
Corpo são e mente sã – Além dos benefícios trazidos na qualidade de vida, o Saúde+ confirmou a importância das atividades físicas para a saúde emocional. Dona Maria de Belém Sampaio, 67 anos, nunca faltou a uma aula do projeto desde seu início, em setembro. "Agora eu tenho para aonde ir, com minha autoestima elevada depois de perder quatro quilos, e ganhar amigas. Aqui encontrei uma família para me divertir e cuidar da saúde", comemora.
A reavaliação física dos alunos encerrou as atividades do projeto, que será reiniciado em janeiro de 2022. "Nos surpreendemos positivamente com os resultados obtidos nesses primeiros três meses do Saúde+. É muito gratificante ouvir os agradecimentos da população e perceber que estamos contribuindo decisivamente para a sua saúde e bem-estar", destaca a secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Carolina Quemel.
Texto: Syanne Neno
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								