Projeto da Prefeitura leva alunos do Projovem Urbano aos pontos turísticos de Belém

Mangal das Garças, Polo Joalheiro e Theatro da Paz são alguns dos principais pontos turísticos de Belém. Embora sejam conhecidos pelos belenenses, parte da população ainda não visitou esses espaços. Por esse motivo, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) criou o projeto “Turismo na Escola”. Na manhã desta terça-feira, 7, os estudantes da Escola Miguel Pernambuco, atendidos pelo Projovem Urbano, do governo federal em parceria com a Prefeitura de Belém, conheceram esses espaços e aprenderem mais sobre a história da capital.

Larissa Rosa tem 30 anos e estuda na escola Miguel Pernambuco, no bairro do Jurunas, desde o ano passado. Foi é a primeira vez que visitou o Mangal das Garças. “É muito bom esse projeto trazer essas pessoas que não conheciam os locais. Vou indicar para a minha família, para os meus amigos e vou trazer as minhas filhas, que nunca vieram”, disse a estudante.

O Projovem Urbano é voltado para pessoas de 18 a 29 anos que desejem concluir o ensino fundamental, funcionando em 14 escolas municipais de Belém. Esta é a primeira visita dos estudantes do Projovem Urbano por meio do “Turismo na Escola”.

Estudantes de todas as escolas municipais que mantêm o Projovem terão oportunidade de participar das visitas. O “Turismo na Escola” ocorre quinzenalmente e atenderá turmas até o mês de outubro. A coordenadora da Belemtur, Graziele Carrera, explica que o projeto tem como objetivo “incentivar os alunos a conhecerem esses espaços turísticos, pois muitos não têm a oportunidade no dia a dia, muitas vezes por falta de incentivo. Além de conhecer, cuidar e indicar para outras pessoas”.

É o caso do estudante Fábio Ricardo, de 19 anos, que também visita o Mangal pela primeira vez. Para ele, “é legal trazer essa galera da periferia para esse espaço, sabe? Vou trazer os meus amigos para conhecerem também”.

O coordenador do Projovem em Belém, Eduardo Cunha, ressalta que o “Turismo na Escola” é uma oportunidade de inclusão desses jovens: “Valoriza o aluno e mostra um pouco mais dessa Belém dos 400 anos”.

A próxima escola do Projovem Urbano que receberá o Turismo na Escola será a Escola Municipal Stelina Valmont, do bairro da Terra Firme, no dia 21 de junho. Além do Projovem, os estudantes regulares da rede de ensino municipal também participam do “Turismo na Escola”.

Texto: Igor Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar