No próximo dia 17 de maio é o dia nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Mas durante todo o ano, a Prefeitura de Belém, por meio do projeto Direito de Ser Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Educação, realiza inúmeras ações nas 109 unidades que atendem a educação infantil para alertar pais, alunos e responsáveis sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O projeto objetiva combater a violência sexual de crianças e adolescentes através de ações que visam discutir e sensibilizar a sociedade para a questão. O projeto atua no campo da educação e da assistência, de modo a garantir o desenvolvimento integral destes sujeitos, resguardando assim a infância e a adolescência como tempo de vida que devem ser reconhecidos e revestidos de singularidade e plenitude. Em 2014. o tema do projeto é “Proteja nossas crianças e adolescentes para uma vida sem violência. Todos nós somos responsáveis”.
A partir desta terça-feira, 06, inicia a apresentação dos resultados dos trabalhos elaborados pelos alunos em sala de aula, no período de janeiro a maio, com o monitoramento dos professores. Estandartes, teias de direitos e telas são alguns dos materiais produzidos.
O primeiro momento será na sede da Semec, amanhã, 6, com a apresentação do grupo chuva poética, para que todos os funcionários conheçam a importância do projeto. No dia 9, uma mesa redonda com a participação de representantes da promotoria de justiça da infância e juventude, Funpapa e da Policia Rodoviária Federal, além de responsáveis de alunos, estarão discutindo o tema no auditório da Uepa (Djalma Dutra) no horário de 8h30 às 12h.
Em Mosqueiro, duas caminhadas realizadas simultaneamente nos bairros do Carananduba, com saída da Uei Rotary até a praça de Cararanduba e Maracajá, com início na Uei Maracajá até a praça da Vila, sairão às ruas para chamar a atenção dos moradores da ilha. A concentração será às 8hs.
E encerrando a programação, no dia 17, uma grande manifestação cultural será realizada na Praça Batista Campos, com apresentação cultural das unidades educacionais, espaços literários, além do cortejo dos direitos das crianças com a participação do Arraial do Pavulagem
Texto: Aline Saavedra