A Prefeitura de Belém recebeu, na tarde desta quarta-feira, 08, o Selo de Mérito de melhores projetos de atendimento rural do Brasil. A entrega ocorreu durante o 63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Goiania-GO, em reconhecimento ao Programa Viver Belém Rural desenvolvido no assentamento Mártires de Abril, em Mosqueiro, numa parceria do município com o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e a Caixa Econômica Federal. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), vinculado ao Governo Federal.
O secretário municipal de Habitação, João Claudio Klautau, representou a prefeitura no evento e recebeu o prêmio concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). “Ampliamos nossas ações para que pudéssemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Acredito que este foi o diferencial do projeto. Porque ele não se trata apenas de habitação rural, mas de sustentabilidade do homem no campo”, enfatizou Klautau.
Entre os beneficiados do projeto está Dilciléia Rabelo, de 35 anos, que deixou o município de Vigia há 15 anos e foi morar no assentamento Mártires de Abril. “Quando cheguei em Mosqueiro, comecei morando no acampamento, em um espaço pequeno de baixo de uma lona e com chão de terra batida. Nunca imaginei que conseguiria conquistar uma casa de alvenaria, toda bonita”, contou.
No assentamento, estão em construção 100 casas com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. As obras são realizadas pelo Conselho junto com a Caixa. Já a Prefeitura, contribui com soluções de infraestrutura e ações para a permanência do homem na área rural, como orientação técnica para plantação e garantia de venda dos produtos para a merenda escolar na rede municipal de ensino.
Dilciléia, o marido Raimundo Rabelo, de 59 anos, e os cinco filhos observam ansiosos a nova casa sendo construída. “Parece um sonho. Quando me inscrevi no projeto não tive muitas esperanças. Foi uma grande surpresa saber que a minha casa seria construída aqui no meu terreno e eu ainda teria oportunidade de fazer cursos para melhorar as minhas plantações”, revelou a agricultora referindo-se aos cursos de qualificação realizados pela Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae).
Com os cursos, as famílias do assentamento passaram a plantar bananas, macaxeira e uma maior variedade de verduras, além da criação de aves e peixes, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
“A partir do mês de agosto a produção dessas famílias já estará nas refeições das merendas nas escolas municipais de Mosqueiro. Isso permitirá produtos de boa procedência aos alunos e garantia de venda a baixos custos para o agricultor”, ressaltou o presidente da Fmae, Walmir Nogueira.
A aquisição dos alimentos para a merenda escolar será por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que permite a cada família a venda de até 20 mil por ano, e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com limite de 8 mil em vendas por família. Os agricultores também poderão participar de feiras agroecológicas promovidas em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Produtores de Belém.
“Antigamente nós plantávamos como achávamos que era certo, não tinha nenhuma orientação. Agora estamos aprendendo novas técnicas e aumentando nossa horta. Além disso, só vendíamos aqui na porta de casa. Tinha que rezar para ter movimento e conseguir lucrar algo. Hoje, nos estamos plantando com a certeza de que será vendido”, comemorou a agricultora. “Melhor ainda é saber que o que está sendo plantado no meu quintal vai parar na merenda dos meus filhos”, completou. Dos cinco filhos do casal, quatro estudam na Escola Municipal Abel Martins, uma das unidades educacionais que receberão os alimentos plantados pelos assentados.
“Hoje tenho a expectativa de uma vida melhor. Vou garantir um futuro para os meus filhos e espero envelhecer nessa casinha vendo eles se formarem, tendo orgulho de serem filhos de um casal de agricultores”, revelou Dilciléia, sonhando com a nova vida da família.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								