Adquirir novos conhecimentos sobre práticas alimentares adequadas e saudáveis já faz parte da vida educacional de mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Belém, que frequentemente semeiam, cuidam e colhem os próprios alimentos a serem consumidos no ambiente escolar, através do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”. Pensando em ampliar o projeto para mais 14 unidades educacionais do município, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), realizou na manhã desta quarta-feira, 3, um encontro entre representantes das unidades que já possuem o Horta Escolar e daquelas que passarão a fazer parte do projeto.
“A ideia do encontro foi a de reunir os representantes que já fazem parte do projeto com aqueles que ainda não o adotaram, para que através de registros dos resultados positivos possam estimular a equipe destas 14 unidades”, destacou o presidente da Fmae, Walmir Nogueira.
Durante o encontro, várias questões foram abordadas, como: a avaliação dos terrenos escolares, realizadas por uma equipe técnica da Fmae, onde é definido o modelo de horta mais adequado para cada local (suspenso ou no chão); métodos para estimular os alunos no processo de adaptação a uma alimentação saudável; além da boa aparência visual dos pratos para despertar o interesse da criança pela comida.
A diretora da Escola Municipal Rita Nery, Letícia França – uma das primeiras escolas a receber a Horta Escolar – contou um pouco da experiência de fazer parte do projeto. “Ajuda não só na questão da alimentação, mas também contribui no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, através da interdisciplinaridade do projeto, que pode ser trabalhada em prol do incentivo a leitura, entre outros temas”, afirmou.
A adesão do município ao projeto se deu em julho de 2014 e em menos de seis meses tornou-se destaque na imprensa nacional. Atualmente, o Horta Escolar já está inserido em 26 Unidades, sendo localizadas na Zona Urbana: Escola Municipal Rita Nery, Escola Municipal Parque Bolonha, Escola Municipal Laís Aderne, Escola Municipal Pedro Demo, Escola Municipal Alanna de Souza Barbosa, Escola Municipal Alzira Pernambuco, Escola Municipal Nova Aliança, Escola Municipal Alda Eutrópio, Escola Municipal Madalena Travassos, Escola Municipal Madalena Raad, Escola Municipal Anna Barreau, Escola Municipal República de Portugal, Escola Municipal Florestan Fernandes, Escola Municipal José Alves Cunha, Escola Municipal Benvinda de França, Escola Municipal Solerno Moreira, Uei Providência e Uei Rotary; e na Zona Rural: Escola Municipal Milton Monte, Up Combú, Up São José, Up Nazaré, Up Santo Antônio, Up Nossa Senhora dos Navegantes, Up Maria Clemildes e Up Mari Mari.
Já para o ano de 2016, mais 14 unidades educacionais passarão a integrar o projeto. São elas, a Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, Escola Municipal Nestor Nonato, Escola Municipal Palmira Gabriel, Escola Municipal Sabino Barreto, Escola Municipal Monsenhor Azevedo, Escola Municipal Casa da Pesca, Uei Genesis, Uei Encanto do Saber, Uei Catalina II, Uei Panapaná, Uei Jaime Teixeira, Uei Maracajá, Uei Bacuri e Up Bacabeira. No total serão mais 4.000 alunos atendidos pelo projeto, totalizando o número de 15.000 alunos aproximadamente.
Com o sucesso, a proposta é de que todas as unidades de educação de Belém sejam contempladas com o “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”. Cada escola beneficiada recebe instrumentos para a criação da horta, como carro de mão, mangueira, regador, sementes e enxada.
A secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, revelou sua alegria com os avanços alcançados, que ultrapassam os muros das escolas. “Quero parabenizar a todos os diretores que fazem acontecer o projeto nas escolas e destacar que nossa expectativa é que todas as unidades possam ser inseridas no Horta Escolar. Hoje as nossas crianças levam todo o conhecimento adquirido para as suas casas e incentivam os pais na criação de hortas domiciliares, o que também tem contribuído na melhoria da renda familiar”, finalizou.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								