A biblioteca é um espaço rico em conhecimento e história e de grande importância para o aprendizado. Em Belém, todas as escolas municipais possuem este espaço dedicado para a leitura, mas para que os alunos possam conhecer outras bibliotecas e seus acervos, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando o “Projeto visitas de leitura: Conhecendo bibliotecas públicas de Belém”.
O objetivo do projeto é contribuir para a promoção do livro, por meio de visitas orientadas a bibliotecas públicas de Belém, além de incentivar a descoberta do gosto e do prazer de ler.
Nesta sexta-feira, 23, a turma do 8º ano da Escola Municipal Walter Leite Caminha, do bairro do Benguí, visitou a Biblioteca Arthur Vianna, no Centur. Atentos, os alunos ouviam todas as informações repassadas pelos instrutores.
A aluna Letícia da Silva e Silva, 12, visitou pela primeira vez a Fundação Cultural do Estado do Pará e uma biblioteca que não fosse a da sua escola. Uma experiência que segundo ela, guardará pra sempre na memória. “A única biblioteca que eu conhecia era da minha escola. Fiquei impressionada com o local e com a quantidade de obras que eu vi. Gosto de ler porque ajuda a melhorar o meu texto, como eu falo, e isso é importante. Eu não vou esquecer da primeira biblioteca pública que conheci, sem ser a da escola”, afirmou a estudante.
Na biblioteca do Centur, os estudantes visitaram a seção Braille, onde puderam ter acesso a obras em Braille, à máquina Braille e o sistema Dosvox, uma tecnologia assistiva que através de áudio, informa ao deficiente o conteúdo solicitado.
Denison Gamaque, 16, ficou surpreso ao saber que um deficiente visual pode ter acesso às informações como qualquer outra pessoa. “É bom pra gente aprender a não reclamar da nossa vida. Ver que mesmo a pessoa cega pode aprender, basta querer. E que tanto pra gente como pra ele, o estudo é importante”, declarou o aluno.
O projeto busca atender, prioritariamente, os alunos que já estejam concluindo o ensino fundamental e que em breve irão prestar provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. “O que nós estamos fazendo é apresentando aos alunos da rede municipal de ensino, espaços que futuramente podem auxiliar a todos eles em pesquisas e estudos do ensino médio, uma vez que muitos nunca tinham tido este contato com a biblioteca pública do Estado”, finalizou o técnico do Núcleo de Projetos e Programas da Semec, Paulo Demétrio.
Ainda nesta sexta-feira, no turno da tarde, outra turma fará a visita à biblioteca Arthur Vianna.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								