Projeto leva poesia de Manoel de Barros para o cotidiano escolar

A movimentação na sala da biblioteca da Escola Municipal Professora Terezinha Souza foi intensa na manhã desta segunda-feira, 12. A decoração diferente já indicava que se tratava do projeto Lendo e Relendo, que trouxe para o cotidiano escolar dos alunos a poesia de Manoel de Barros, sob o tema "Criançando a poesia". As crianças do 1º ao 3º ano puderam assistir a contação de histórias, ler os fanzines produzidos pelos colegas e colorir as figuras do Pantanal, tão presentes na obra do poeta homenageado, além de cantar os poemas musicados.

Inspirada na natureza, a poesia de Manoel de Barros é tema dentro de sala de aula desde o início do segundo semestre e a culminância desses ensinamentos pode ser vista no projeto Lendo e Relendo. O projeto nasceu na biblioteca, mas abrange diversas disciplinas, como artes e matemática, com o apoio dos respectivos docentes e da coordenação pedagógica. Cada detalhe na sala que recebeu o projeto tem a mão dos alunos.

As crianças do 2º ao 4º ano fizeram ilustrações dos poemas de Manoel de Barros, que ficaram expostas por toda a sala. As turmas do 6º ano entregaram os tsurus, origamis em formato de ave, que foram pendurados no teto e ensinaram os alunos do 4º e do 5º ano a fazerem também. Os estudantes do 7º ano produziram as borboletas feitas em papel recortado e dobrado, mostrando o passo a passo para os colegas do 4º e do 5º ano. Os alunos do 8º e 9º criaram fanzines sobre as obras do poeta pós-modernista brasileiro, que podem ser lidas pelos colegas das outras séries.

A diversão toma conta das turmas desde o momento de entrada na biblioteca. "Eu gostei de desenhar e de cantar o poema 'Sombra Boa'. É uma história legal, tem uma letra fácil que a gente pode cantar", disse Arthur Moraes, de nove anos, antes de se juntar aos colegas do 3º ano para cantar o tal poema. Já Yasmin Gomes, de oito anos, prefere o poema Bernardo. "Ele fala de borboletas e eu adoro borboletas. A gente cantou no coral e foi muito bacana", explica a menina do 2º ano.

Mauro Sozinho, o professor da biblioteca e quem comanda o projeto no turno da manhã, conta que o projeto Lendo e Relendo é de autoria do professor da tarde, Wladmir Filho, e foi abraçado por todos na escola. "O projeto foi bem aceito porque as crianças se apropriaram das letras dos poemas, inclusive cantando. É um poeta que trabalha com a natureza, o criar palavras, a infância, a não racionalidade da palavra, misturando universos diferentes. E é muito gratificante perceber que as crianças aprenderam com isso", avalia o professor.

A abertura do projeto Lendo e Relendo foi realizada na última sexta-feira, 9, na escola Professora Terezinha Souza. No evento, um coral com alunos do 1º ao 4º ano se apresentou cantando os poemas de Manoel de Barros e as turmas do 5º ano fizeram uma dramatização de uma das obras do autor. "Eu recitei um poema com mais duas amigas e gostei muito. Achei interessante, porque eu gosto de aprender coisas novas aqui na biblioteca e de participar de vários projetos", disse Paula Hanna Rodrigues, de dez anos, que estuda no 5º ano.

O aluno Tiago Lucas da Silva, de 14 anos, compôs uma canção para apresentar na abertura do projeto. Pegando como referência os poemas apresentados pelo professor da biblioteca, o garoto escreveu a canção em apenas dois dias. "Peguei o material que o professor Mauro me deu, li um pouco e fiz. Surgiu na hora. Foi bem simples, na verdade", conta o aluno do 9º ano.

As turmas do 4º ao 9º ano vão participar das atividades do projeto Lendo e Relendo nos próximos dias, quando a mostra se encerra na escola e os professores se preparam para levar o projeto para a mostra anual da Semec.

Texto: Vanessa Pinheiro

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar