“Durante estes últimos anos percebemos um avanço no desenvolvimento escolar de cada aluno nosso, principalmente no que se refere à leitura e escrita. Hoje, é possível destacar talentos na rede que foram descobertos através de projetos trabalhados nas escolas que estimularam e continuam estimulando a aprendizagem das crianças da rede municipal", destaca a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), Georgete Albuquerque, ao informar que o Projeto Memórias da Literatura do Pará ganha continuidade neste ano de 2016.
O Projeto Memória da Literatura do Pará foi criado em 2013 pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), para estimular a leitura entre os estudantes de todas as escolas municipais, com o estudo da história de vida dos escritores paraenses, suas obras, suas inspirações e influências.
No decorrer dos estudos realizados e até mesmo de vivências com alguns escritores, os estudantes desenvolvem apresentações culturais, declamação de poemas, produção de desenhos e livros para serem apresentados em eventos organizados pela prefeitura.
O projeto Memória da Literatura do Pará envolveu todas as escolas municipais e, segundo o diretor da Escola Municipal Comandante Klautau, Fernancy Ribeiro, repercutiu de forma muito positiva na vida dos alunos. “Estou muito feliz em saber que a secretaria vai dar prosseguimento ao projeto, já que aqui na escola o envolvimento foi grande não só dos alunos, mas também das famílias”.
“Hoje, percebo que a procura pelos livros é maior e é uma grande satisfação ver a biblioteca todos os dias lotada, além da surpresa que tivemos em perceber talentos revelados através do teatro. Aqui na Escola Comandante Klautau já estamos reunindo com os alunos para que nosso projeto seja elaborado e tenha grande repercussão como teve no ano passado com apresentações de lendas amazônicas como a moça do táxi”, complementou o diretor.
Grandes nomes paraenses como o escritor Paulo Nunes, Juraci Siqueira e Alfredo Garcia participam diretamente do projeto com visitas às escolas e participação nas apresentações culturais dos alunos.
Este ano cada escola poderá escolher um autor paraense para elaborar um projeto com o tema “Belém Município Leitor: 400 anos de histórias”, que poderá contar com exposições de arte, cânticos, peças teatrais, produções de poesias, redações, desenhos e pinturas, entre outros. Os resultados serão apresentados no projeto “Lendo e Relendo as Bibliotecas Escolares”, organizado pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), no mês de novembro.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								