Há dois meses a Prefeitura Municipal de Belém implantou a primeira Parada da Leitura. O projeto, que tem como finalidade incentivar o gosto pela leitura e democratizar o acesso a livros e revistas, já conquistou o público que passa todos os dias pelo local.
A iniciativa, idealizada por universitários da capital e executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, está aproximando as pessoas do universo literário, a partir da disponibilização de um acervo diversificado, composto de obras doadas pela população ou captadas entre instituições interessadas no projeto.
“Podemos avaliar esses meses de forma muito positiva. O público está bem envolvido com o projeto. Percebemos isso com a quantidade de doações que chegam até a Semec e pelo número de pessoas que frequentam a Parada da Leitura”, ressalta a coordenadora do Sismube, Georgete Albuquerque.
As doações se tornaram fundamentais no desenvolvimento do projeto. Para a implantação foram doados 1.300 livros e revistas e, desde quando lançado, a Semec já recebeu, em sua sede, mais de três mil exemplares, além das doações realizadas na própria Parada da Leitura.
“Estes livros já me foram úteis e hoje estão só ocupando espaço em casa, por isso resolvi doar para o projeto. Agora, aquilo que aprendi com eles outras pessoas também vão aprender”, pontuou Alex Larcerda, um dos que teve a iniciativa de fazer a doação.
É este conhecimento que a aposentada Tereza Freitas pretende encontrar nos livros escolhidos na Parada da Leitura. “Eu adoro poesia, por isso hoje estou levando o livro “O poeta do povo”. Espero que ele seja bom. Assim que eu acabar de ler, devolvo e pego mais alguns”, afirmou.
Em julho, o acervo do projeto foi enriquecido com exemplares do Jornal “Destaque Amazônia”, o primeiro de divulgação científica da Amazônia e doado pela Assessoria de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Para a continuidade do projeto, a PMB pede para que a população participe doando livros e revistas. As doações podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida José Malcher, nº 1291, das 8h às 14h, ou na própria Parada da Leitura, instalada no ponto de ônibus localizado na Praça do Operário, sentido São Brás/Entroncamento, na Avenida Almirante Barroso, das 8h às 18h.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								