Projeto "Sesma nas Feiras" realiza mais de 800 atendimentos no primeiro dia de ação

A feirante Arlete Cunha, de 31 anos, conta o quanto é difícil conseguir tempo para ir ao médico, devido sua rotina intensa na feira do bairro da Terra Firme. “Se eu quiser ir ao médico tenho que fechar a minha barraca ou pagar alguém pra ficar nela, sendo assim, acabo adiando as consultas”, disse. Porém, nesta quarta-feira, 08, Arlete pôde procurar serviços de saúde no seu local de trabalho durante a ação “Sesma nas Feiras”, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na Paróquia Santo Antonio de Gusmão, das 8h às 13h. A ação segue até sexta-feira, 10, no local.

Só no primeiro dia, a ação realizou 844 atendimentos com os serviços de consultas clínicas, oftalmológicas e odontológicas, exames, palestras, emissão de cartão do SUS e outros. Os profissionais de saúde também abordaram, de modo teórico e prático, temas sobre hábitos de vida saudáveis, uso e abuso de drogas e sexualidade, prevenção e detecção de fatores de risco para doenças como diabetes e hipertensão arterial. “A Sesma já realiza rotineiramente ações em bairros de Belém, mas neste momento pensamos nos feirantes e seus familiares. Estamos trazendo até o local de trabalho deles alguns serviços e orientações importantes para que eles procurem os serviços e cuidem da sua saúde”, ressaltou a coordenadora do projeto, Dione Cunha.

Os serviços mais procurados pela população foram a emissão de cartão SUS, com 147 atendimentos e a triagem oftalmológica, por onde passaram 230 pessoas. Feirante há 22 anos, Raimundo Lobato, 47, também aproveitou a manhã para se consultar. “Já estou sentindo dificuldade na visão tem muito tempo, mas nunca ia cuidar disso. Hoje aproveitei que o médico veio até mim e vou resolver logo isso”, disse. “Essa ação é muito boa, faz com que a gente cuide de nossa saúde”, completou Raimundo.

Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, o projeto “Sesma nas Feiras” é uma ação inovadora, que visa melhorar a qualidade de vida dos feirantes da cidade. “Estamos levando as ações de saúde até essas pessoas para que eles possam estar conscientes da importância de se cuidar e saber que pode procurar por estes serviços em nossas unidades. Além disso, estamos com uma retaguarda funcionando ativamente que, dependendo da atual situação dos pacientes que são recebidos nas consultas, eles são encaminhados para nossas unidades de saúde”, afirmou.

O projeto “Sesma nas Feiras” conta com o apoio do Hospital Cynthia Charone e visa facilitar o acesso aos serviços de saúde a feirantes dos bairros de Belém, orientando a comunidade a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo a estimular os indivíduos ao autocuidado. A ação passará por diversos mercados e complexos até o dia 21 de julho. O próximo a receber a ação será o Mercado da Cabanagem, nos dias 15,16 e 17 deste mês. Depois seguirá pelos bairros do Jurunas, Guamá, Pedreira, Chapéu Virado, em Mosqueiro, e Icoaraci, ficando de três a quatro dias em cada local.

O “Sesma nas Feiras” conta ainda com os apoios do Ama Belém, Guarda Municipal, Secretarias Municipais de Economia e Saneamento, Clínica Maradey, Laboratório Ruth Brazão e participação ativa da comunidade.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar